
Como calcular a nota do Enem 2025? Confira!
Isabella Baliana | 09/01/26Confira o passo a passo para calcular a média simples e ponderada do Enem 2025 e saiba sua nota média da prova.
Descubra se o Prouni será realizado no segundo semestre de 2026 e saiba quem pode se inscrever para concorrer às bolsas de estudo.
Em resumo:
Entenda mais abaixo!
O calendário oficial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2026 já foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), contendo todas as datas da edição do primeiro semestre do ano, que inicia as inscrições no dia 26 de janeiro.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
No entanto, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sendo realizado apenas uma vez por ano, muitos estudantes também ficam em dúvida sobre o Prouni.
Afinal, vai ter Prouni no segundo semestre de 2026? Entenda melhor abaixo!

Quando sai a nota do Enem 2025? Veja todas as datas
+ 7 coisas que você precisa saber sobre o edital do Prouni 2026.1
Até o momento, o MEC não se pronunciou oficialmente sobre a realização do Prouni no segundo semestre de 2026. No entanto, é bastante provável que o programa aconteça, já que, tradicionalmente, o Prouni ocorre duas vezes ao ano, no início e no meio do ano.
Em 2025, o Prouni ocorreu normalmente em duas edições, assim como em 2024, e espera-se que o modelo continue, oferecendo bolsas de estudo em instituições privadas para estudantes de baixa renda que tenham feito o Enem.
Vale lembrar que a primeira edição de cada ano costuma ser a maior, com um número maior de vagas disponíveis.
Em relação às datas, a divulgação das inscrições para o segundo semestre do Prouni acontecem por volta de abril/maio, uma vez que geralmente as inscrições do segundo semestre iniciam no final de junho e início de julho.
Até o momento, só foram divulgadas as datas do primeiro semestre do Prouni 2026, confira: Calendário Prouni 2026: confira todas as datas.
Para se inscrever no Prouni 2026, é necessário atender a alguns requisitos. O candidato deve ter participado do Enem 2024 ou 2025, não ter zerado a redação e obtido uma média superior a 450 pontos nas provas.
Outro critério importante é a comprovação de renda. Para as bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal, por pessoa, deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para a bolsa parcial (50% de desconto na mensalidade), a renda mensal per capita precisa ser de até 3 salários mínimos.
Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Confira: Prouni 2026: edital é divulgado com datas, regras e critérios
Se você fez o Enem, quer participar do Sisu mas está com medo que sua nota não seja suficiente, um simulador de notas de corte pode te ajudar a mensurar suas chances de passar no curso que deseja.
A Quero Bolsa oferece a ferramenta gratuitamente, faça a simulação agora mesmo:
Se você percebeu que a concorrência nos programas foi muito grande e não deu para ser aprovado, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.
Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar utilizar a nota do Enem ou comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.