logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Voltar a estudar depois dos 30

por Maria Fernanda Alves em 11/10/18 25 mil visualizações

Atualizado em: 12/12/2019

mulher estudante em biblioteca - voltar a estudar

Concluir o Ensino Médio, ingressar na faculdade e iniciar a carreira é o sonho de muita gente, mas nem sempre é possível seguir essa ordem. Muitas vezes, o sonho de começar a faculdade fica para depois e, quando se vê, já está na casa dos 30, daí vem aquela pergunta... Será que vale a pena voltar a estudar e iniciar a faculdade nessa idade? 

Sim, vale! Levantei alguns tópicos para não deixar dúvidas que não existe idade para iniciar uma faculdade se houver vontade. Dá uma olhada:

Melhores alunos

Depois dos 30, na maioria dos casos, a maturidade já é maior e o foco também. Quem decide fazer uma faculdade nessa idade é porque já está bem certo do que quer. As aulas serão aproveitadas por completo e as faltas serão evitadas ao máximo. Isso vai fazer você brilhar na sala e chamará a atenção de colegas e professores, podendo favorecer o seu networking e abrir novas oportunidades. Afinal, o mercado precisa de pessoas boas. E quem gosta do que faz certamente o fará muito bem! 

Up na carreira

Um dos motivos mais frequentes de deixar a faculdade em segundo plano é a priorização do trabalho (afinal, o sustento vem daí, né?). Não é fácil trabalhar e estudar, a gente já falou sobre isso aqui, mas esse esforço pode trazer bons frutos. Em algumas empresas, é muito comum as promoções serem associadas ao nível de escolaridade do funcionário. Então, junto com a nova rotina da faculdade pode vir a tão sonhada promoção no trabalho. :)   

Veja também: 
9 situações que só quem estuda e trabalha ao mesmo tempo já passou
Como Conciliar Trabalho e Estudo

Para ter uma mente mais jovem

Conhecimento nunca é demais, e a faculdade é um poço dele! Independentemente da idade, seja com 20, 30, 40 ou 50 anos, querer saber mais é sempre vantajoso e trará diversos benefícios, não só para sua carreira, mas também para a saúde. O ato de aprender ajuda a manter a plasticidade do cérebro, o que fará com que você tenha sempre uma mente jovem e te ajudará a se adaptar a diversas situações.  

Quero voltar a estudar!

Se você deseja voltar a estudar mas ainda não decidiu em qual instituição, veja a seguir algumas opções:

Aqui no Quero Bolsa, nós apoiamos qualquer pessoa que queira fazer faculdade. Com 18 ou com 90, pra gente não tem idade pra realizar esse sonho de voltar a estudar. Fazemos o que for possível para ajudar todos que precisam do nosso help!

Encontrar bolsas de estudo


Veja também:
Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
Vale a pena começar a faculdade no segundo semestre?
Como escolher uma profissão: tomar uma decisão

O texto foi publicado originalmente em 22/08/2016

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54