Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Psicopedagogia na Unialphaville

  • Pós-graduação
  • 6 meses
  • 44 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 45,90
4

Boa

(1)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Psicopedagogia na Unialphaville?

A Psicopedagogia é a área que combina Psicologia e Pedagogia para desenvolver métodos didáticos e pedagógicos eficazes.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências humanas

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Psicopedagogia?

  • Arte e Educação - Fundamentos, Métodos e Práticas

  • Ciências Humanas e Sociais

  • Conceituação e Histórico da Psicopedagogia

  • Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio

Ver 30 disciplinas da grade curricular

Como é a faculdade Unialphaville

Avaliação dos Alunos

4

Boa

1 avaliação

  • Empregabilidade
    3
  • Estrutura
    4
  • Professores
    4
  • localização
    5

Resumo da faculdade

  • 3 cursos de graduação e 822 de pós-graduação
  • 40 unidades

Dúvidas mais frequentes

Todos os cursos oferecidos pela Unialphaville são na modalidade EaD (a distância). A IES oferta cursos nas áreas de Educação, Jurídico, Saúde e Engenharia, além de cursos de MBA.

O curso de Psicopedagogia é um bacharelado com disciplinas que dão ênfase para psicopedagogia clínica (em que o profissional atua no consultório ou em clínicas) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários).

Ele forma profissionais capacitados a identificar, prevenir e intervir nas dificuldades de aprendizagem. No decorrer do curso, os alunos são introduzidos a uma variedade de temas, incluindo teorias da aprendizagem, desenvolvimento neuropsicológico, técnicas de diagnóstico psicopedagógico, e estratégias de intervenção.

A graduação na área tem duração média de quatro anos, com estágio supervisionado e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele pode ser encontrado em grau de bacharelado ou licenciatura, contando com variações nas abordagens e metodologias de ensino.

A licenciatura discorre sobre os aspectos pedagógicos da Psicopedagogia, como a atuação do profissional em escolas. Já o bacharelado, abrange a aplicação prática da ciência em outros setores do mercado profissional.

Além disso, o curso também é ofertado em nível de pós-graduação, sendo destinado aos profissionais já graduados. Nesse nível de ensino, a duração média do curso é de dois anos, período em que o aluno compreende conceitos complementares à sua área de atuação.

Podem ingressar na pós-graduação em Psicopedagogia os profissionais já graduados em áreas relacionadas, como Pedagogia e Psicologia. A especialização tem o objetivo de aprofundar o conhecimento já adquirido pelos atuantes no setor.

A formação pode ser realizada nos formatos presencial e a distância. No curso de Psicopedagogia EaD, as aulas são realizadas de forma 100% on-line, permitindo que o aluno desenvolva seus estudos quando e onde quiser.

A graduação em Psicopedagogia é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), bem como a pós-graduação na área. Atualmente, existem cerca de 30 instituições de ensino superior que possuem ofertas para o curso em nível de bacharelado. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:

Confira ofertas de graduação na área!

Em nível de pós-graduação latu sensu (especialização e MBA), o curso é ofertado por mais de 1.000 instituições de ensino superior, de acordo com os dados do e-MEC. Entre as instituições que integram a lista, destacam-se:

Confira ofertas de pós-graduação na área!

Vale ressaltar que, embora complementares, A Psicopedagogia e a Neuropsicopedagogia são distintas. Enquanto a Psicopedagogia foca nas dificuldades de aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas e psicológicas, a Neuropsicopedagogia incorpora conhecimentos sobre o funcionamento cerebral, buscando compreender como aspectos neurológicos afetam a capacidade de aprender.

A Psicopedagogia é a área que combina Psicologia e Pedagogia para desenvolver métodos didáticos e pedagógicos eficazes.

O curso de Psicopedagogia forma profissionais aptos para lidar com transtornos que impactam o processo de aprendizagem dos indivíduos, como dificuldades de assimilação de conceitos técnicos da leitura e escrita, cálculo, socialização escolar, falta de atenção, entre outros. A área abrange estudos cognitivos, sociais e emocionais.

A faculdade de Psicopedagogia pode ser encontrada em nível de graduação e pós-graduação, com duração mínima de 4 anos. Durante o período formativo, os alunos compreendem aspectos técnicos e práticas utilizadas em consultas para a resolução de transtornos pedagógicos.

Após formado, o psicopedagogo pode diagnosticar e intervir nos processos psicológicos e pedagógicos de seus pacientes, desenvolvendo ações e tratamentos que melhorem o quadro específico apresentado.

Psicopedagogo trabalhando com criança em sala de estudos equipada, utilizando materiais educativos para promover aprendizado.

Vale ressaltar que o atendimento prestado pelo profissional é destinado para variadas faixas etárias, englobando estudantes e profissionais já inseridos no mercado profissional.

No mercado de trabalho, o profissional de Psicopedagogia pode atuar no setor de Recursos Humanos de empresas (auxiliando no processo de aprendizado dos funcionários), em clínicas de aconselhamento, escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários.

O psicopedagogo é o profissional especializado na área educacional, responsável por investigar e intervir nos processos de aprendizagem. Ele realiza avaliações e diagnósticos relacionados às dificuldades de aprendizagem, utilizando conhecimentos da psicologia e da pedagogia.

Veja também: Se você tem interesse de cursar Pedagogia, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nessa área com bolsas de estudo é o curso de Pedagogia da Unialphaville.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Unialphaville perto de você