Psicologia na UniBrasília EaD

  • Pós-graduação
  • 4 meses
  • Bolsas a partir de R$ 148,92
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Psicologia na UniBrasília EaD?

A Psicologia é a ciência que investiga o comportamento e os processos mentais dos seres humanos. O profissional visa a compreensão de como as pessoas pensam, sentem, aprendem, se relacionam e se comportam em variados contextos sociais e individuais.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais

  • Duração: em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Filosofia Da Ciência

  • Teorias E Sistemas Psicológicos Ii - Psicanálise

  • Psicologia Da Personalidade

  • Teorias E Sistemas Psicológicos Iv - Cognitivismo

Como é a faculdade UniBrasília EaD

Resumo da faculdade

  • 2.549 cursos de pós-graduação
  • 4 unidades

Dúvidas mais frequentes

Os cursos da UniBrasília EaD contam com certificados emitidos pelo Instituto de Educação e Cultura de Capanema - IECC, reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) em todo território nacional, nos termos da PORTARIA Nº 1.640 de 19/09/2019.

Um grande diferencial da Instituição de ensino, é que o aluno não é obrigado a realizar o TCC/Monografia para conclusão do curso, e a não realização não impacta a carga horária do mesmo.

O curso de Psicologia forma profissionais aptos a intervir no comportamento humano, com base em conhecimentos teóricos e práticos.

Durante o curso, os estudantes aprendem a analisar o comportamento humano, entender as emoções, identificar transtornos psicológicos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar os indivíduos a lidar com seus problemas.

O curso tem uma duração média de 5 anos e é dividido em disciplinas teóricas e práticas, que abrangem diferentes áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, do desenvolvimento, organizacional, entre outras.

As disciplinas teóricas fornecem as bases conceituais e metodológicas necessárias para o entendimento da psicologia, enquanto as disciplinas práticas proporcionam a vivência e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Além disso, os estudantes de Psicologia têm a oportunidade de realizar estágios em instituições públicas ou privadas, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Ao final do curso, os alunos se formam como bacharéis em Psicologia e estão aptos a atuar em diferentes áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras, seja como profissionais autônomos ou em instituições públicas ou privadas.

No Brasil, a idade mínima para fazer faculdade de Psicologia é de 18 anos. A partir dessa faixa etária, os estudantes podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros vestibulares, como forma de ingresso na graduação.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2022, o curso de Psicologia está entre os que mais acolhem beneficiários de programas do governo de acesso ao ensino superior, como Fies e Prouni. Em 2022, a área teve 12.639 matrículas de beneficiários do Fies. Além disso, a formação teve 28.115 matrículas dos beneficiários do Prouni no mesmo período. O número corresponde a 6,2% e concede o quinto maior número de matrículas para essa modalidade, atrás de Direito (57.851), Administração (38.166) e Enfermagem (29.778), Pedagogia (29.613).

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.

Confira as últimas notícias sobre Psicologia

Comissão aprova regras para atendimento de pessoas com deficiência na Lei dos Planos de Saúde

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que modifica a Lei dos Planos de Saúde para incluir regras específicas sobre o atendimento prestado por planos privados de saúde às pessoas com deficiência ou com doenças raras.

Essas informações foram inicialmente divulgadas pela Agência Câmara de Notícias.

A proposta proíbe a suspensão ou rescisão unilateral do contrato de usuários com deficiência ou daqueles em tratamento indispensável para sua sobrevivência. Em caso de rescisão de planos coletivos de saúde, beneficiários com deficiência ou em tratamento para sobrevivência poderão permanecer no plano, desde que paguem as mensalidades.

O texto aprovado é uma versão do relator, deputado Sargento Portugal (Rio de Janeiro), para o Projeto de Lei 105/22, do deputado João Daniel (Sergipe), e outras 18 propostas. “Defendemos o mérito de todos os projetos, uma vez que, por meio de diversas técnicas e abordagens, visam proteger o direito à saúde das pessoas com deficiência e com doenças raras”, afirmou o relator.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Senado quer saber opinião sobre a jornada de até 30 Horas e o Piso Salarial para a Psicologia

Está em tramitação no Senado a SUG 13/2022, que propõe uma jornada de trabalho de até 30 horas semanais para profissionais de Psicologia e estabelece um piso salarial de R$ 4.750.

A sugestão, originada de uma Ideia Legislativa do Portal e-Cidadania, está sob análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Por se tratar de uma ideia legislativa de iniciativa popular, a sugestão deve ser avaliada preliminarmente pelos senadores da CDH. Se aprovada pela Comissão, a proposição seguirá como Projeto de Lei.

Todos os projetos de lei e outras proposições que tramitam no Senado, incluindo as Sugestões, ficam abertos para receber opiniões da população desde o início até o fim de sua tramitação.

No caso da SUG 13/2022, está disponível no portal e-Cidadania uma consulta pública sobre a proposta, permitindo que o Senado conheça a opinião da categoria e da sociedade sobre o assunto.

Comissão da Câmara aprova atendimento psicossocial para parentes e amigos de vítima de suicídio

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estende às pessoas próximas e familiares de vítimas de suicídio as mesmas garantias legais de assistência psicossocial, atendimento gratuito e sigiloso. A iniciativa visa fortalecer a rede de apoio às pessoas envolvidas com casos de suicídio, tornando-a mais sólida e abrangente.

As informações foram divulgadas inicialmente pela Agência Câmara de Notícias.

O Projeto de Lei 4840/23, de autoria do deputado Fábio Teruel (São Paulo), propõe alterações na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Além de ações como a disponibilização de um serviço telefônico para receber ligações de pessoas em sofrimento psíquico, a proposta busca assegurar que familiares e pessoas próximas recebam o apoio necessário.

O deputado destacou a importância de reconhecer a sensibilidade dessas questões e o impacto profundo que têm sobre as pessoas envolvidas. O projeto seguirá tramitação em caráter conclusivo nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

A Psicologia é a ciência que investiga o comportamento e os processos mentais dos seres humanos. O profissional visa a compreensão de como as pessoas pensam, sentem, aprendem, se relacionam e se comportam em variados contextos sociais e individuais.

Aplicando teorias e métodos científicos, a psicologia ajuda a resolver problemas individuais e sociais, promove a saúde mental e o bem-estar, e contribui para a melhoria das práticas educacionais e organizacionais.

A faculdade de Psicologia é uma área acadêmica que estuda aspectos do comportamento humano e das relações interpessoais. Ao longo do curso, os alunos aprendem os principais conceitos do desenvolvimento humano, como a teoria da personalidade, a psicopatologia e a psicoterapia.

Além disso, o programa abrange diferentes áreas de análise, incluindo a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia educacional e a psicopatologia, bem como o desenvolvimento infantil, neuropsicologia e dinâmicas de grupo.

Ao decorrer do curso, os alunos também são ensinados sobre técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes, por meio de atividades práticas que permitem a aplicação dos conceitos aprendidos, como a realização de testes psicológicos e o aconselhamento durante o atendimento.

Para complementar o currículo formativo, os alunos cumprem, ainda, uma carga horária destinada ao estágio, adquirindo experiência prática. Os estudantes também são incentivados a participar de atividades de extensão para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatória para a obtenção do diploma.

Além da graduação, o campo da Psicologia oferece oportunidades de aprofundamento por meio de programas de pós-graduação, incluindo a especialização em Psicologia e o mestrado em Psicologia, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EaD).

A pós-graduação em Psicologia permite que os profissionais já formados expandam seus conhecimentos em áreas específicas, como Psicologia Clínica, Educacional ou Social. Esses cursos geralmente têm duração variável, dependendo da instituição e do tipo de programa.

Fundo neutro com símbolos da psicologia interconectados, incluindo um cérebro estilizado, uma borboleta, um divã freudiano e o Bastão de Asclépio, em uma composição fluida e moderna com uma paleta de cores calmante de azul-petróleo, cinza e branco.

Existe curso de Psicologia EaD?

A modalidade EaD para o curso de Psicologia é disponibilizada exclusivamente para programas de pós-graduação. Atualmente, a formação em Psicologia está sendo alvo de debates em relação à legalidade do modelo à distância para o nível de graduação. O tema encontra resistência por parte dos conselhos regionais e federal, que participam ativamente da discussão e prezam pela seguridade do modelo presencial de ensino. Para analisar o tema, o Ministério da Educação (MEC) formulou uma série de medidas, como consulta pública. Além disso, no dia 29 de novembro, o órgão suspendeu, por 90 dias, a processo de autorização de graduação em Psicologia à distância, por meio da Portaria Nº 2.041.

Quais são as áreas da Psicologia?

O Conselho Federal de Psicologia reconhece, atualmente, 13 especialidades da Psicologia. São elas:

  • Psicologia Escolar e Educacional: Foca na compreensão e melhoria dos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes educacionais.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho: Examina o comportamento humano no contexto ocupacional, melhorando a produtividade e selecionando os melhores candidatos para determinados cargos.
  • Psicologia de Tráfego: Estuda comportamentos seguros no trânsito, analisando fatores psicológicos que influenciam motoristas e pedestres.
  • Psicologia Jurídica: Aplica princípios psicológicos em contextos legais. Isso inclui avaliações de competência, testemunho em tribunal, perfil criminal e consultoria em casos de custódia.
  • Psicologia do Esporte: Visa otimizar o desempenho de atletas e equipes, abordando aspectos mentais e emocionais.
  • Psicologia Clínica: Foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mentais. Os psicólogos clínicos trabalham em vários contextos, incluindo consultórios privados, hospitais e clínicas.
  • Psicologia Hospitalar: Voltada ao apoio psicológico a pacientes hospitalizados, ajudando-os a lidar com doenças, tratamentos e a recuperação.
  • Psicopedagogia: Integra os conhecimentos da psicologia e da educação para entender e intervir nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Psicomotricidade: Estuda a relação entre os movimentos do corpo e a mente, focando no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, principalmente em crianças.
  • Psicologia Social: Investiga como os indivíduos influenciam e são influenciados por outras pessoas e pelo ambiente social.
  • Neuropsicologia: Explora a relação entre o cérebro e o comportamento, investigando como lesões, transtornos e diferenças na estrutura cerebral afetam a cognição e o comportamento.
  • Psicologia em Saúde: Foca na promoção da saúde e no bem-estar, prevenindo doenças e lidando com a psicologia da doença, abordando tanto fatores físicos quanto mentais que podem afetar a saúde.
  • Avaliação Psicológica: Refere-se ao uso de testes e outras ferramentas de avaliação para compreender o comportamento individual, habilidades, traços de personalidade e funcionamento cognitivo.

Caso você tenha dúvidas se o curso de Psicologia é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Psicologia da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade