Alfabetização e Letramento na UnP
- Pós-graduação
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 35,00

Como é o curso de Alfabetização e Letramento na UnP?
A alfabetização e letramento é um processo indispensável na formação estudantil, afinal, sem tais competências, não é possível evoluir pedagogicamente na obtenção de novos saberes. Tendo em vista o cenário atual, a área de estudos demonstra, de forma mais característica, sua importância frente aos avanços didáticos resultantes dos novos recursos tecnológicos e demais cenários sociais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Duração: 6 meses a 2 anos
O que você vai aprender?
O Letramento Na Contemporaneidade
Fundamentos Teóricos Da Alfabetização E Letramento
Distúrbios De Aprendizagem Na Leitura E Escrita – Diagnóstico E Intervenção
A Psicomotricidade E O Processo De Alfabetização
Como é a faculdade UnP
Resumo da faculdade
- mais de 28.000 alunos matriculados
- mais de 390 docentes
- 98 cursos de graduação e 1.465 de pós-graduação
- 131 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UnP é destaque por sua estrutura e metodologia de ensino. Com mais de 20 mil alunos matriculados e parcerias com 1400 empresas, a instituição promove a integração entre o ensino e a prática profissional, facilitando o vínculo de estágio e emprego.
A instituição adota uma metodologia que integra práticas presenciais e virtuais. O modelo prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho, oferecendo um ambiente de aprendizado que promove a aplicação prática do conhecimento.
Um dos programas disponibilizados pela UnP é a UC Dual, que fomenta o aprendizado em empresas parceiras. A instituição também é reconhecida pelo conceito máximo atribuído pelo MEC, refletindo a qualidade de seus cursos e infraestrutura.
Com unidades e polos espalhados pelo Brasil, a UnP oferece uma presença nacional que facilita o acesso à educação superior de qualidade.
O curso de Alfabetização e Letramento é ofertado em nível de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA). A formação é destinada para os profissionais já graduados em áreas correlatas, como Pedagogia, por exemplo. Nesse caso, o pedagogo pode optar pela realização da pós-graduação na área como forma de desenvolver as competências específicas do setor, tendo em vista a aplicação prática.
A especialização na área possui duração que varia entre 6 meses a 2 anos, permitindo que o estudante conclua sua formação em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo. Além disso, o aluno pode optar por diferentes modalidades para a realização do curso, como presencial e EaD.
Na modalidade presencial, o estudante desenvolverá contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino, tendo acesso aos laboratórios específicos do curso. Já no EaD, o aluno realizará seus estudos de forma 100% online, contando com o apoio de videoaulas e materiais disponibilizados de forma digital.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 600 instituições de ensino superior possuem ofertas para a pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
A alfabetização e letramento é um processo indispensável na formação estudantil, afinal, sem tais competências, não é possível evoluir pedagogicamente na obtenção de novos saberes. Tendo em vista o cenário atual, a área de estudos demonstra, de forma mais característica, sua importância frente aos avanços didáticos resultantes dos novos recursos tecnológicos e demais cenários sociais.
Em suma, a alfabetização e letramento é um processo de aprendizado que tem por objetivo capacitar o estudante para ler e escrever de forma assertiva, englobando os principais aspectos da Língua Portuguesa. Nesse sentido, a pós-graduação na área possui justamente o objetivo destacado, apresentado disciplinas que compreendem questões específicas dos processos de aprendizagem e desenvolvimento pedagógico.
Durante a realização do curso de Alfabetização e Letramento, o estudante compreenderá os principais aspectos que caracterizam planos pedagógicos, tendo em vista os processos de alfabetização. Além disso, a formação aborda os principais desafios do atual cenário, formando profissionais aptos para intervir didaticamente nas novas metodologias de ensino.