Design na USJT - São Judas Tadeu
- Graduação
- 4 semestres
- 33 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 161,82

Boa
(20)
Como é o curso de Design na USJT - São Judas Tadeu?
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: de 2 a 4 anos
O que você vai aprender?
Metodologia De Criação
Cultura, Consumo E Sociedade
História Da Arte E Do Design
Pensamento Lógico
Como é a faculdade USJT - São Judas Tadeu
Avaliação dos Alunos
Boa
20 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 35.000 alunos matriculados
- mais de 720 docentes
- 100 cursos de graduação e 748 de pós-graduação
- 132 unidades
Dúvidas mais frequentes
A USJT se destaca por sua qualidade acadêmica, infraestrutura e conexão com o mercado de trabalho. A instituição é avaliada com o melhor conceito médio de graduação do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), e como uma das três melhores universidades privadas do estado, de acordo com MEC.
Além disso, a São Judas oferece um ambiente de aprendizado estruturado para diversas áreas do conhecimento. Seu acervo conta com mais de 400 mil itens em bibliotecas, e 90% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo um ensino qualificado.
Outro diferencial da São Judas é a conexão com o mercado de trabalho. Sua metodologia promove a empregabilidade e empresabilidade, características do ecossistema educacional Ânima, grupo responsável pela instituição.
O curso de Design é uma graduação que ensina os alunos a aplicar soluções criativas e funcionais no desenvolvimento de produtos. Com duração média de quatro anos, o programa oferece uma base em princípios estéticos, técnicos e tecnológicos.
Ao ingressar na formação, os alunos são introduzidos à história do design e da arte, explorando as principais correntes e movimentos artísticos que influenciam o design contemporâneo. A teoria das cores e tipografia também é difundida, assim como tópicos de composição e layout.
Adicionalmente, o curso estimula o desenvolvimento de habilidades práticas em desenho e ilustração, tanto manuais quanto digitais. Os estudantes aprendem a utilizar ferramentas e softwares de design digital, como Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
Além das disciplinas técnicas, o curso inclui ´estudos de marketing, empreendedorismo e gestão de projetos de design, preparando os alunos para o mercado de trabalho.
Quais são as melhores faculdades de Design do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Design do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Centro Universitário Católica de Santa Catarina - CATÓLICA SC | 5 | Joinville-SC |
Centro Universitário Senac - SENAC-SP | 4/td> | São Paulo-SP |
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSUL | 4/td> | Pelotas-RS |
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG | 4/td> | Campina Grande-PB |
Que tal estudar Design? Confira bolsas de estudo para o curso de Design em instituições parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Design é a atividade de planejar e criar soluções funcionais e estéticas para diferentes contextos, abrangendo desde produtos físicos até experiências digitais.
Ele envolve a combinação de criatividade, técnica e estratégia para atender às necessidades do usuário, considerando aspectos como forma, função, usabilidade e inovação.
O design está presente em diversas áreas, como gráfico, de produto, de interiores, moda e experiência do usuário (UX), cada uma com abordagens específicas, mas todas com o objetivo comum de melhorar a interação das pessoas com objetos, sistemas e ambientes.
A primeira instituição que ofereceu um curso superior de Design, no Brasil, foi a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 1963. Essa informação foi veiculada na pesquisa Design do Brasil em 2014, do Sebrae.
Quais são as áreas de design?
As áreas de design distribuem-se entre disciplinas e especializações. Alguns dos principais campos incluem:
Design Gráfico:
Envolve a criação de elementos visuais, como logotipos, embalagens, identidades de marca, materiais de marketing e mídia digital.
Design de Produto:
Concentra-se na criação de produtos físicos, desde eletrônicos e móveis até utensílios domésticos e equipamentos esportivos, com ênfase na funcionalidade, estética e usabilidade.
Design de Interiores:
Preocupa-se com a concepção e organização de espaços internos, visando a otimização do layout, decoração, iluminação e escolha de materiais para criar ambientes funcionais e esteticamente agradáveis.
Design de Moda:
Envolvendo a criação de roupas, calçados e acessórios, desde o conceito inicial e o design das peças até a seleção de materiais, padrões e técnicas de produção.
Design de Experiência do Usuário (UX):
Focado na experiência geral do usuário ao interagir com produtos, aplicativos ou sistemas, visando torná-los intuitivos, eficientes e agradáveis de usar.
Design de Interface do Usuário (UI):
Relacionado à aparência visual e à interação dos elementos em interfaces digitais, como sites, aplicativos móveis e software, com foco na usabilidade e na comunicação eficaz.
Design de Serviços:
Centrado na criação de experiências integradas ao longo de toda a jornada do cliente, envolvendo a concepção e a entrega de serviços que atendam às necessidades e expectativas dos usuários.
Design de Comunicação:
Engloba diversas formas de comunicação visual, como design editorial, ilustração, tipografia e design de embalagens, visando transmitir mensagens claras e impactantes.