logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como a Finlândia consegue que 94% dos estudantes entrem na faculdade

por Quero Bolsa em 25/08/15 690 visualizações

O MODELO EDUCACIONAL DA FINLÂNDIA

Localizada ao norte da Europa, a Finlândia é uma república parlamentar relativamente jovem (teve sua independência declarada em 1917), com uma população de pouco mais de cinco milhões de habitantes. A educação no país é um modelo a ser seguido e segundo a diretora de relações internacionais do Ministério da Educação e Cultura, Jaana Palojärvi, é possível revolucionar o ensino de um país em algumas décadas. Afinal, é isto que a Finlândia fez e continua fazendo desde 1970.

O modelo finlandês de educação ainda não pode ser aplicado aqui no Brasil. As diferenças não são apenas dentro dos muros das escolas, mas atingem esferas culturais mais complexas. Muitas questões, como as horas em salas de aulas ou o poder dado aos professores, dividem a opinião de especialistas brasileiros. Mas nenhum educador ou agente público pode se dar ao luxo de ignorar o que um sistema de excelência faz. E os resultados podem ser medidos em números: segundo dados de um levantamento feito pelo instituto Legatum, 94% dos finlandeses concluem o ensino secundário e ingressam no ensino superior.

As crianças passam os seis primeiros anos letivos com o mesmo professor

É uma forma de fazê-los se sentir em um local familiar, como que uma segunda casa. Os professores dividem a responsabilidade da educação com os pais, que são também frequentadores habituais do ambiente escolar, por vontade própria.

As escolas na Finlândia oferecem a todos um ensino de qualidade e gratuito

Colégio em Valkeakoski, Finlândia.

Por lá, apenas 2% das instituições de ensino são particulares, e mesmo estas recebem subsídios do governo. É um princípio de igualdade que equaliza oportunidades. E há ainda a atenção especial àqueles alunos que não conseguem atingir os objetivos tão facilmente. Se no Brasil reforço é visto como coisa de aluno preguiçoso ou atrasado em relação à turma, na Finlândia a ajuda extraclasse é uma prática comum.

A educação fica ao encargo do município e, mais do que isso, do professor

Na Finlândia o professor é realmente valorizado.
Universidade de Turku, Finlândia.

É ele, após muito treinamento, que decide como passar o conteúdo. Cada escola é livre para criar seu próprio material didático.

O foco da educação não está no método de transmissão de conteúdos do professor para o aluno, mas sim no modo de estímulo à descoberta, no incentivo que os alunos recebem para realizarem suas próprias experimentações e, além disso, fomenta-se a criação de novos meios para chegar à conclusão ideal. Existem crianças mais visuais, outras aprendem melhor com música, outras têm mais facilidade com artes para atingir um conceito. A ênfase não é tanto em conteúdo, mas sim, em análise e apoio a diferentes métodos de raciocínio.

Biblioteca da Universidade de Helsinki, Finlândia.

Na Finlândia, ele é bem preparado, precisa ser graduado e ter um mestrado. Passa ainda por treinamento específico para dar aulas e tem plano de carreira. Assim, faz sentido que ele tenha a palavra final dentro da sala de aula.

Para o governo finlandês, isso faz toda a diferença, já que estimula o professor a inovar e torna a profissão mais inspiradora. A valorização dá-se não somente nos salários compatíveis com os de outras profissões (recebem como médicos, advogados, engenheiros e etc), mas principalmente no respeito e prestígio que recebem da sociedade.

Os professores que conseguem melhores resultados de seus alunos não são bonificados por isso. Aliás, essa bonificação lhes parece um insulto. Mais uma diferença gritante do modelo brasileiro.

Será que um dia o Brasil chega lá?

FONTES: Revista Educação, Exame, SmithsonianMag e Ministério das Relações Exteriores da Finlândia .

Sobre o autor
author
Quero Bolsa

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54