Andrew Warhola Jr. nasceu em Pittsburgh, em 6 de agosto de 1928, filho de imigrantes eslovacos. O pai de Warhol chegou aos Estados Unidos em 1921 para evitar ser convocado pelo exército austro-húngaro.
Na infância, Andy Warhol foi diagnosticado com uma doença que afetou seu sistema nervoso central. O longo tempo que passou em tratamento contribuiu para que ele se tornasse uma criança tímida e quieta.
Nos tempos de escola, interessou-se pelas aulas de arte oferecidas no colégio. Com o aumento do interesse pelas artes, Warhol passou a frequentar, também, o Museu Carnegie. Mais tarde, estudou design no Instituto de Tecnologia de Carnegie.
No decorrer do curso de design, o artista já mostrava um estilo excêntrico e polêmico, afastando-se e contestando as normas e regras do instituto. Andy Warhol foi aluno do Instituto até o final da Segunda Guerra Mundial.
Após a conclusão dos estudos, mudou-se para Nova York e iniciou a carreira artística como ilustrador das revistas Vogue e The New Yorker. Por seus trabalhos, ganhou diversos prêmios de melhor diretor de arte, concedidos pelo American Institute of Graphic Arts.
No início da década de 1950, Warhol fez a primeira exposição de seus desenhos no Museu de Arte Moderna de Nova York. Foi também nesse período que o artista, efetivamente, passou a assinar como Andy Warhol.
No final da década de 1950 e no decorrer de toda a década de 1960, Warhol transportou a publicidade para as suas obras artísticas, passando a usar cores de tonalidades fortes e brilhantes.
Foi durante esse período de transição do estilo de suas obras que Warhol criou o movimento chamado pop art, no qual a arte produzida a partir de temas do dia a dia e também com foco nos produtos consumidos frequentemente pelo público, como a Coca-Cola e as sopas Campbell. Warhol também dirigiu uma série de filmes ao longo da década de 1960.
Durante o desenvolvimento da pop art, Warhol passou a produzir diversas cópias de seus trabalhos a partir da técnica da serigrafia, estimulando o consumo rápido de arte feita em grande escala. O artista fazia uso de uma série de materiais reciclados e de matérias primas descartáveis, que geralmente não eram as escolhas de outros artistas.
Em 1968 Warhol foi vítima de um atentado praticado por Valerie Solanis, militante, criadora e única participante do grupo Society for Cutting up Men. O atentado é retratado no filme I shot Andy Warhol, de 1996. Warhol faleceu em 22 de fevereiro de 1987, em Nova York, após uma cirurgia para retirada da vesícula.