Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Andy Warhol

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 13/5/2019

Introdução

Andy Warhol foi um dos mais influentes artistas plásticos da por art. Produziu com intensidade entre as décadas de 1940 e 1960, no entanto, foi mais especificamente na década de 1950 que produziu suas obras mais famosas e ligadas à publicidade.

Warhol foi, também, um dos criadores e o maior representante da escola artística pop art. Chamado de o sociólogo dos pincéis, retratou a cultura de massa, na qual a arte transforma-se em mero produto comercial distribuído a partir dos meios de produção de massa e feita, essencialmente, para vendergerar lucros e agradar ao maior público possível.

Andy Warhol autorretrato, 1986.

Vida

Andrew Warhola Jr. nasceu em Pittsburgh, em 6 de agosto de 1928, filho de imigrantes eslovacos. O pai de Warhol chegou aos Estados Unidos em 1921 para evitar ser convocado pelo exército austro-húngaro.

Na infância, Andy Warhol foi diagnosticado com uma doença que afetou seu sistema nervoso central. O longo tempo que passou em tratamento contribuiu para que ele se tornasse uma criança tímida e quieta.

Nos tempos de escola, interessou-se pelas aulas de arte oferecidas no colégio. Com o aumento do interesse pelas artes, Warhol passou a frequentar, também, o Museu Carnegie. Mais tarde, estudou design no Instituto de Tecnologia de Carnegie.

No decorrer do curso de design, o artista já mostrava um estilo excêntrico e polêmico, afastando-se e contestando as normas e regras do instituto. Andy Warhol foi aluno do Instituto até o final da Segunda Guerra Mundial.

Após a conclusão dos estudos, mudou-se para Nova York e iniciou  a carreira artística como ilustrador das revistas Vogue e The New Yorker. Por seus trabalhos, ganhou diversos prêmios de melhor diretor de arte, concedidos pelo American Institute of Graphic Arts.

No início da década de 1950, Warhol fez a primeira exposição de seus desenhos no Museu de Arte Moderna de Nova York. Foi também nesse período que o artista, efetivamente, passou a assinar como Andy Warhol.

No final da década de 1950 e no decorrer de toda a década de 1960, Warhol transportou a publicidade para as suas obras artísticas, passando a usar cores de tonalidades fortes e brilhantes.

Foi durante esse período de transição do estilo de suas obras que Warhol criou o movimento chamado pop art, no qual a arte produzida a partir de temas do dia a dia e também com foco nos produtos consumidos frequentemente pelo público, como a Coca-Cola e as sopas Campbell. Warhol também dirigiu uma série de filmes ao longo da década de 1960.

Durante o desenvolvimento da pop art, Warhol passou a produzir diversas cópias de seus trabalhos a partir da técnica da serigrafia, estimulando o consumo rápido de arte feita em grande escala. O artista fazia uso de uma série de materiais reciclados e de matérias primas descartáveis, que geralmente não eram as escolhas de outros artistas.

Em 1968 Warhol foi vítima de um atentado praticado por Valerie Solanis, militante, criadora e única participante do grupo Society for Cutting up Men. O atentado é retratado no filme I shot Andy Warhol, de 1996. Warhol faleceu em 22 de fevereiro de 1987, em Nova York, após uma cirurgia para retirada da vesícula.

Características das obras

As obras de Warhol popularizaram-se no final da década de 1950, período em que fundou seu próprio estúdio, o The factory, em referência à produção de obras em larga escala.

O estilo de arte de Warhol se inspirava no american way of life, retratando ícones da cultura de massa, tanto artistas como Marilyn Monroe, quanto produtos, como a Coca-Cola e as sopas enlatadas Campbell. 

O uso de cores fortes e brilhantes, a tinta acrílica, a produção em larga escala e voltada para o consumo de massa determinam o afastamento do artista dos padrões clássicos.

O estilo único, excêntrico e com cores fortes e vibrantes fez com que as obras de Warhol servissem de inspiração para diversos artistas ao redor do mundo, que, da mesma maneira, passaram a produzir retratos de líderes e ícones da moda e do cinema seguindo as características da pop art.

Marilyn Monroe, 1967.

Principais obras

Dentre as principais e mais famosas obras de Warhol, destacam-se:

  • Sopas Campbell - Série produzida em 1962
  • Coca Cola - Série produzida em 1962
  • Marilyn Monroe, 1967
  • Che Guevara, 1968

A pop art

Pop art é um movimento artístico que utiliza cores vivas e vibrantes. Em muitas obras da pop art, as figuras aparecem diversas vezes em um mesmo quadro, no entanto, com cores distintas.

A pop art surgiu na Inglaterra no início da década de 1950, no entanto, foi em Nova York, no fim da mesma década, que ganhou força e destaque com o principal nome e um dos seus criadores, Andy Warhol.

A pop art é definida pelos críticos de arte como um escola artística que interpreta e critica a cultura popular de massas e a produção em larga escala da arte, feita para o consumo rápido e imediato.

Donald Trump retratado no estilo pop art.


Exercícios

Exercício 1
(UNICAMP/2014 - ADAPTADA)

 Os retratos de Andy Warhol pertencem a uma série que faz referência a outros ícones do século XX. Sobre o artista e a obra, é correto afirmar que: 

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...