Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biografias

Ayrton Senna

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 22/11/2019

Introdução

Ayrton Senna ficou conhecido como um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro. Tendo se destacado nas décadas de 1980 e 1990, ganhou três vezes o campeonato mundial. Morreu tragicamente, aos 34 anos, em uma de suas corridas, no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola.

Ayrton Senna, importante piloto do automobilismo brasileiro

Trajetória

Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo no dia 21 de dezembro de 1960. Filho do empresário Milton Teodoro Guirado da Silva, Senna esteve, desde pequeno, em contato com corridas automobilísticas.

Com quatro anos ele ganhou seu primeiro kart, construído por seu pai. Três anos depois, Senna já estava treinando em Interlagos, em São Paulo. Seu pai foi seu primeiro investidor.

Correndo com kart, Ayrton Senna conquistou prêmios em 1979 e 1980. Em 1983, ganhou o Campeonato Britânico de Fórmula 3, no qual bateu vários recordes. Seus prêmios foram impulsionando seu destaque na Fórmula 1.

Destaque na Fórmula 1

Sua primeira corrida na Fórmula 1 foi com a equipe Toleman, no Grande Prêmio do Brasil, em 1984. Conseguiu ficar em nono lugar nesta primeira temporada. Em 1985, trocou a Toleman pela Lotus-Renau.

Com a Lotus-Renau, Ayrton Senna ganhou seis vezes o Grand Prix. Sua primeira vitória foi no Grande Prêmio de Portugal. Senna destacou-se por suas habilidades na pista molhada.     

Em 1988, mudou de equipe novamente, estabelecendo-se na McLaren-Honda, na qual consagrou-se campeão mundial pela primeira vez. 

Tornou-se o piloto mais jovem a ganhar um tricampeonato na Fórmula 1. A McLaren era, também, a equipe do francês Alain Prost, bicampeão mundial. 

A rivalidade entre Senna e Prost, ao longo do tempo, foi ficando cada vez mais insustentável. Prost, então, mudou de equipe, para a Ferrari.

Em 1994, Ayrton Senna que mudaria de equipe, sendo contratado pela equipe Williams. A primeira corrida foi em Interlagos. Senna conquistou a pole position, mas, após um deslize, abandonou a corrida.

Morte de Ayrton Senna

Ayrton Senna morreu no dia 1 de maio de 1994 após bater, a 300 km/h, contra a mureta de proteção em uma curva. Isso ocorreu durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. 

A morte trágica de Senna, que estava então com 34 anos, chocou a todos. Ao chegar no Brasil, coberto pela bandeira do Brasil, seu corpo foi escoltado e acompanhado por milhares de pessoas.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...