Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo e cientista norte-americano, expoente do behaviorismo, termo formado a partir do termo behavior, que em inglês significa comportamento. Essa vertente da psicologia foi a corrente que dominou a área, seja em escolas ou consultórios, na primeira metade do século XX.
Nascido na Pensilvânia, nos Estados Unidos, Skinner foi criado em uma família rígida, mas tornou-se um estudante fora dos padrões, tendo desenvolvido grande interesse pela poesia e pela filosofia. Tal interesse gerou no autor o desejo de ser escritor, que anos mais tarde, foi frustrado, devido a uma inabilidade literária. Dedicou-se, então, à psicologia.
Em sua carreira, realizou diversas experiências envolvendo animais, como ratos e pombos. Tais experimentos foram a base de seus estudos sobre o comportamento. As caixas de Skinner, locais em que mantinha os animais usados em suas experiências, foram adotadas, também pela indústria farmacêutica, dando origem a uma intensa discussão sobre a utilização e o abuso de animais no processo de fabricação de medicamentos.