Além das importantes contribuições políticas no decorrer da vida desenvolveu uma série de experimentos e invenções, que deram origem a equipamentos usados até hoje, como o para-raios. Entre os principais e mais importantes inventos de Benjamin Franklin estão:
Para-raios
Em estudos sobre a eletricidade, Franklin concluiu que a eletricidade está fluindo. Para provar a afirmação, Franklin utilizou um fio de metal para empinar uma pipa de seda. A partir desse experimento, provou que a carga elétrica dos raios descia pelo fio de metal. O para-raios criado por Franklin é um dispositivo com a haste de metal, que atrai a carga elétrica dos raios, que por sua vez, são conduzidos por cabos metálicos até o solo, onde a carga é dissipada, evitando acidentes e danos a estruturas e construções.
Lareira Pensilvânia
Franklin criou um sistema de aquecimento de ambientes mais seguro, o chamado fogão de ferro. O modo como a estrutura foi desenhada diminuía o risco de acidentes e o uso de menos quantidade de lenha. A estrutura serviu de inspiração para modernização das lareiras e para os fornos, devido à estrutura segura e moderna, que evitava a dissipação do calor.
Lentes Bifocais
Franklin sempre foi um assíduo leitor, no entanto, enfrentou problemas de visão muito jovem, para que tivesse que trocar constantemente os óculos para perto e para longe, Franklin desenvolveu as lentes bifocais, com isso, poderia com os mesmos óculos enxergar para longe e perto.
Umidificador de ambientes
Franklin criou um sistema acoplado as lareiras que umidificam o ar do ambiente, sistema ainda utilizado nos umidificadores modernos de ar.
Cateter Urinário Flexível
Benjamin Franklin, para colaborar com um dos irmãos que sofria de cálculos urinários, propôs a ligação de um pequeno tubo flexível ligado à bexiga do paciente através da uretra, para que o paciente pudesse urinar com menos dor e mais conforto.
Dentre as várias experimentações de Franklin, as anteriormente citadas são tidas como as de maior relevância, pois contribuiram diretamente para alterações no cotidiano e aumento na qualidade de vida.
Nota de cem dólares com o rosto de Benjamin Franklin.