Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Georges Seurat

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 1/6/2019

Introdução

Georges Seurat foi um importante pintor francês. Considerado pioneiro do Pontilhismo.

Georges-Pierre Seurat

Assim como Cézanne, Seurat é conhecido como um dos representantes do movimento pós-impressionista.

Trajetória

Georges-Pierre Seurat nasceu em dezembro de 1859, em Paris. Era filho de Antoine Chrysostome Seurat, um funcionário público, e de Ernestine Faivre. 

Seurat era o filho caçula da família, que enriquecera conforme o pai se envolvia com posses de terras. 

Contando com sua cidade natal como cenário de seu desenvolvimento artístico, Seurat começou a estudar arte na École Municipale de Sculpture et Dessin

Aos 19 anos, Seurat ingressou na Escola Superior de Belas Artes de Paris, onde foi aluno do retratista Henri Lehmann

Durante esse período de formação, Seurat seguiu o estilo clássico, reproduzindo desenhos inspirado em esculturas antigas e rascunhos de outros pintores antigos.

Em 1879, Seurat abandonou a Escola de Belas Artes para um ano de serviço militar. De volta a Paris, após esse período, o artista retoma a carreira e divide um estúdio com um amigo, Aman-Jean.

Nesse momento, Seurat faria experimentações de diferentes técnicas e paletas. Sua tentativa de dominar a técnica monocromática é um exemplo disso.

O artista fazia uma série de estudos preliminares antes da produção de suas obras. Esse método reflete a sua crença de que a arte deve basear-se em um sistema, além de dizer muito sobre a sua personalidade, que se mostrou sensível e delicada ao mesmo tempo em que a lógica e a precisão matemática estavam presentes em seus raciocínios.

Seraut morreu em março de 1891, em Paris.

Obra e o Pontilhismo

As características da personalidade de Seurat estão presentes em suas obras, contempladas pela sensibilidade e pela preocupação matemática do pintor.

Seurat tinha preferência pelas cores quentes. Contudo, ao longo de sua carreira, buscou um equilíbrio entre as cores frias e quentes. 

Seurat também ficou conhecido por ter sido um dos precursores do pontilhismo. Essa técnica de pintura inspirou-se em um programa teórico apoiado nos avanços científicos da época.

pontilhismo é um ramo do impressionismo, movimento artístico do século XIX que tem como principais elementos a luz e o movimento

Seurat é considerado pioneiro na ruptura com as pinceladas intuitivas do impressionismo e na aplicação de uma técnica regular.

No fim de sua carreira artística, Seurat produziu obras com temas ligados a paisagens litorâneas.


Exercícios

Exercício 1
(IF-SC/2014 - ADAPTADO)

Considerando os elementos básicos da comunicação visual, destacam-se nas obras de Georges Seurat as características formais.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas características.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...