Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biografias

Hieronymus Bosch

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 21/7/2019

Introdução

Hieronymus Bosch foi um pintor e gravador holandês. Muitos estudiosos acreditam que Bosch foi a fonte de inspiração de pintores surrealistas, como Salvador Dalí.

Suas telas trazem temas como pecado e tentação, retratados com figuras simbólicas, caricatas e imaginativas. Sabe-se muito pouco sobre a vida de Bosch.

Trajetória

Bosch nasceu em Hertogenbosch, Holanda, por volta de 1450. Seu verdadeiro nome era Jeroen van Aken.

Bosch era de uma família de pintores. Dividiu com o pai e os irmãos um ateliê em sua cidade natal. Logo se casou com uma mulher rica chamada Aleid van de Meervenne, o que permitiu que Bosch se dedicasse completamente à pintura.

Ele experienciou a explosão do Renascimento, um período de efervescência cultural, artística e científica que teve início na Itália e se espalhou pela Europa.

Bosch, apesar de sua formação profundamente religiosa, mostrou influência dos pensamentos do Renascimento. Podemos perceber isso através de seus trabalhos com críticas à Igreja e influência de ideias humanistas.

Acredita-se, inclusive, que Bosch era um estudioso da alquimia, devido a muitos temas presentes em seus trabalhos.

Não há registro que Bosch tenha deixado sua cidade natal em algum momento de sua vida.

Ele morreu em 1516.

Obra    

Os primeiros trabalhos de Bosch foram as telas "Os sete pecados capitais" e "Ecce hommo".

Sua obra retrata a transição entre a Idade Média e o Renascimento, pela qual Bosch passou e a qual influenciou suas pinceladas.

O traço de Bosch é firme e seu trabalho com a perspectiva é de tal forma apurado que seus quadros trazem a impressão de movimento, de ação.

O trabalho mais conhecido de Bosch nos dias de hoje é “O jardim das delícias”, um painel que descreve a história do Mundo a partir do momento da criação, apresentando o plano terrestre no centro.

Ali estão os prazeres da carne, com personagens desinibidos, sem sentimento de culpa. Já na lateral esquerda temos o Jardim do Éden e na direita, o Inferno.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...