Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Jackson Pollock

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 3/6/2019

Introdução

Jackson Pollock foi um pintor norte-americano, importante representante do Expressionismo Abstrato que enfatizava a expressão pessoal espontânea.

Pólos Azuis (1952), obra do pintor norte-americano Jackson Pollock. 

Pollock desenvolveu a técnica de gotejamento, que consiste em rápidos respingos sobre a tela. 

Pollock teve a oportunidade de aproveitar sua fama e notoriedade ainda em vida. Seu estilo, porém, era recluso e ele lutou durante muito tempo contra o alcoolismo.

Trajetória

Paul Jackson Pollock nasceu no dia 28 de janeiro de 1912, em Cody, no estado de Washington, nos Estados Unidos. 

Mudou-se para a Califórnia com sua família, onde frequentou e logo foi expulso da escola secundária. O mesmo aconteceu na Manual Arts High School.

Em 1930, Pollock mudou-se para Nova Iorque e, junto com seu irmão mais velho, Charles Pollock, estudou Art Students League.

Estudando arte e contando com o cenário de efervescência cultural que se apresentava em Nova Iorque, Jackson Pollock pode aproximar-se de diferentes artistas e movimentos.

Foi colega do pintor Thomas Hart Benton, por exemplo. E, em 1936, participou de uma oficina com o pintor muralista mexicano David Alfaro Siqueiros.

Entrando em contato com a tinta líquida, Pollock desenvolveu trabalhos com estilo mais livre. Isso permitiu que ele, mais tarde, aplicasse em suas obras, uma técnica desenvolvida por Max Ernst, conhecida como “Action painting” (pintura em ação).

A “Action painting” registra a ação do artista no momento em que a pintura é realizada, uma vez que consiste em rápidos respingos sobre a tela de maneira semi-aleatória.

Pollock mudou-se para Spring, e ali passaria a pintar grandes telas, que a princípio eram dispostas no chão de seu estúdio. 

Com seringas, pincéis endurecidos, e outros instrumentos, Pollock produziu suas pinturas mais famosas foram produzidas nesse período, que foi de 1947 a 1951, com a técnica de “gotejamento”

A partir de 1951, as cores utilizadas por Pollock passam a ser mais escuras, ele abandona a técnica de “gotejamento”. As obras produzidas nesse período não foram compradas por ninguém, mesmo após exposição.

Voltou a pintar com o estilo figurativo, e com isso voltou a vender seus quadros. 

Durante toda sua vida, Pollock lutou contra o alcoolismo. A partir de 1956, seu vício se agravou e a infidelidade de Pollock para com sua esposa Lee Kraser, também pintora, resultou no fim de seu casamento. 

Jackson Pollock faleceu em Springs, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 11 de agosto de 1956.

Expressionismo Abstrato

O Expressionismo Abstrato foi um movimento de vanguarda, também conhecido como “Escola de Nova York”. Uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.

Foi assim que muitos artistas dessa corrente inovadora romperam com a arte tradicional, que tinha o cavalete como suporte das telas dos artistas. 

Os artistas desse movimento eram inspirados pela criação artística baseada nas emoções e expressões humanas.


Exercícios

Exercício 1
(CS/UFG/2010/SEDUCE-GO/Professor - Artes Visuais)

Um dos artistas que mais representa a arte estadunidense é Jackson Pollock. Interessado pelo automatismo psíquico do surrealismo, Pollock elabora a metodologia de seu trabalho como um ritual, que o mantém numa condição de excitação constante, quase de um lúcido delírio (ARGAN, 1992, p. 681).

Em que período da arte norte-americana o artista está inserido?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...