Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Jean-Michel Basquiat

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 1/6/2019

Introdução

Jean-Michel Basquiat foi o primeiro artista afro-americano a fazer sucesso em Nova York.

Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor americano neo-expressionista

Ganhando fama como grafiteiro, Basquiat ficou conhecido, ao longo de sua carreira, como representante do neo-expressionismo.

Trajetória

Jean-Michel Basquiat nasceu em dezembro de 1960, em Nova York. Foi na região do Brooklin que cresceu ao lado de seu pai, Gerard Jean-Baptiste Basquiat, e de sua mãe, a porto-riquenha Mathilde Andrada. Foi o primogênito dos três filhos.

O pai de Basquiat havia trabalhado como era ministro do interior no Haiti e, depois, se tornou dono de um próspero escritório de contabilidade. Sua família, portanto, tinha boas condições financeiras. 

Desde cedo, sua mãe o incentivava a desenhar e alimentava o interesse do filho pelo mundo das artes. Desde pequeno, Basquiat fazia traços que foram, ao longo do tempo, se transformando em caricaturas e em imagens com cada vez mais técnica.

Ainda jovem, Basquiat sofreu um acidente: foi atropelado por um carro. Isso não impediu seu envolvimento com a arte. Muito pelo contrário, com o apoio de sua mãe, que lhe deu um livro de anatomia, ele continuaria seus estudos de observação e reprodução. 

Podemos notar não apenas a influência desse livro na sua pintura, mas também no nome de sua banda: Gray’s. Como no livro Gray’s Anatomy. A banda de Basquiat viria badalar o cenário artístico da Nova York da década de 1970.

Dizem que, ainda muito jovem, Basquiat tinha o costume de fazer passeios a museus da cidade, recebendo, até mesmo, uma carteira de identificação especial no MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Aos dezessete anos, Basquiat e seu amigo Al Diaz começaram a grafitar em paredes de edifícios abandonados e no metrô de Nova York. A assinatura “SAMO” passou a fazer parte do cenário das ruas de Nova York. 

Basquiat foi descoberto, e a partir de então, ficou conhecido internacionalmente. Fez amizade com outros importantes artistas, como Andy Warhol. Ele começou a pintar telas que tiveram uma boa comercialização em diferentes lugares.

Obra

No caminho para se tornar conhecido, Basquiat integrou o elenco do filme Downtown 81, que narra como um artista jovem mantém seu sustento em Nova York naquele período.

Basquiat divide o cenário artístico da cidade com outras expressões artísticas que o influenciam: hip hop e new wave, por exemplo.

A arte de Jean-Michel Basquiat era chamada de “primitivismo intelectualizado”, com tendência ao neo-expressionismo.

As obras do artista trazem corpos esqueléticos, rostos apavorados e mascarados. Também produziu colagens e quadros com mensagens escritas. Nessa época, participou de grandes exposições.

Em 1984, porém, Basquiat estava completamente viciado em heroína. No dia 10 de fevereiro de 1985 o artista saiu como capa do The New York Times, o que lhe rendeu mostras internacionais nas mais conhecidas capitais da Europa.

Basquiat morreu em 1988, em seu estúdio, de overdose. Ainda hoje, suas obras são negociadas em leilões de arte a preços muito elevados.


Exercícios

Exercício 1
(IF-SC - 2014 - IF-SC - Professor - Artes Visuais - ADAPTADO)

“Seja para demarcar um território, criticar o sistema, expressar ideias e sentimentos ou mostrar o nome ao mundo, a arte urbana mantém a ideia de passar uma mensagem adiante. O grafite, principal vertente desse tipo de arte, passou por várias mutações desde que surgiu e hoje tem sua estética adotada por setores antes combatidos na sua própria ideologia”. 

(SILVA, H., NETTO, D. G. R., RODRIGUES, C. “Galeria Urbana: O Uso da Rua Como Suporte Artístico e a Incorporação da Estética do Graffiti como Item de Consumo e Obra de Arte”. Disponível em: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um importante artista da técnica do graffiti.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...