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Jean Piaget

Biografias - Manual do Enem
Bianca Ferraz Publicado por Bianca Ferraz
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

Jean Piaget (1896-1980) foi um dos nomes mais influentes na área de educação no século XX, sobretudo a partir dos anos 1950. Apesar disso, ao contrário do que se possa imaginar, ele não era pedagogo de formação, mas sim biólogo.

Como biólogo, e ainda adolescente, Piaget conquistou grande reconhecimento internacional após publicar diversos estudos em que versava a respeito da importância dos moluscos, cujos fósseis, em suas diferentes etapas da evolução da classe, poderiam ajudar na sinalização da idade de camadas de rochas.

A partir daí, evidenciou-se o gosto de Piaget pelo estudo da evolução, e tais conhecimentos seriam usados, mais tarde, para o desenvolvimento de suas teorias sobre o desenvolvimento infantil.

Depois de ter terminado o curso de Biologia, o estudioso cursou Doutorado em Ciências Naturais, ainda em Neuchâtel, cidade em que nasceu, na França. Após seu período de doutoramento, finalizado em 1918, ele se mudou para Zurique, com a intenção de estudar Psicologia. Tal fato seria decisivo para que ele pudesse desenvolver suas teorias relacionadas à área da educação e tornar-se uma das grandes influências do período nesse âmbito.

Piaget, então, começa a se dedicar aos estudos voltados à psicologia, sobretudo a infantil, estabelecendo teorias e comprovando-as, sobre a criança e o modo como ela aprende, por exemplo. De suas primeiras pesquisas, resultaram três artigos: “A linguagem e o pensamento da criança”, de 1923, “O raciocínio da criança”, de 1924, e “A representação do mundo na criança”, de 1926.

A partir de suas pesquisas, o estudioso concluiu que o processo de aprendizagem de uma criança é diferente do de um adulto. Tal ideia já havia sido pensada por estudiosos anteriormente, mas ainda não havia sido provada, o que foi feito por Piaget.

Foi Piaget quem explorou, também, a ideia que a criança, por raciocinar de modo diverso ao adulto, insere-se em regras e valores de modo gradual, a partir dos mecanismos de assimilação e acomodação.

Assimilação e acomodação

Os dois mecanismos de inserção são processos pelos quais a criança passa para adquirir um conhecimento, seja ele de qualquer tipo.

Na assimilação, a criança tentará classificar algo de acordo com aquilo que ela já conhece. Um exemplo disso é o conceito de ave. Ao ter, em si, a ideia de ave como um animal voador, que possui penas e asas, a criança pode tentar encaixar o avestruz nessa categoria. No entanto, perceberá que não há correspondência total no que se refere às características conhecidas.

Já na acomodação, a criança sofrerá influências do meio externo em relação ao processo de assimilação. Nesse caso, depois de aprender que o avestruz não voa, por exemplo, a criança precisará ampliar o conceito que havia construído anteriormente sobre as aves.

Estágios de desenvolvimento

Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é formado por quatro estágios básicos: o sensório-motor, o pré-operacional, o das operações concretas e o das operações formais.

O primeiro estágio, chamado sensório-motor, vai até os 2 anos de idade. Nessa fase, ainda bebê, a criança adquire percepção sobre si mesmo e sobre aquilo que está a sua volta e aprende a gerenciar seus reflexos básicos de modo a gerar situações vantajosas ou mesmo prazerosas. Trata-se de um momento anterior à linguagem.

Depois disso, entre os 2 e 7 anos, tem-se a fase pré-operacional, que é caracterizada pelo domínio da linguagem e dos símbolos. Apesar desse progresso, a criança continua egocêntrica e não é capaz de colocar-se no lugar dos outros, por exemplo.

A partir dos 7 e até, aproximadamente, 12 anos, a criança passa pelo estágio das operações concretas, em que já domina conceitos como tempo e número e a lógica surge em seus processos mentais.

Por fim, aproximadamente aos 12 anos, tem-se a entrada no mundo adulto do ponto de vista cognitivo. O pensamento lógico e dedutivo possibilita a experimentação, caracterizando o estágio das operações formais.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Quero Bolsa

Qual asserção melhor representa o pensamento de Jean Piaget?

A O conhecimento se dá por descobertas feitas pela própria criança.
B O conhecimento depende exclusivamente do meio exterior à criança.
C O conhecimento só será adquirido pela criança por meio de um adulto.
D O conhecimento da criança deve ser construído de maneira similar ao do adulto.
E O conhecimento construído pela própria criança não deve ser estimulado.
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