Paul Cézanne nasceu em 19 de janeiro de 1839, no sul da França, na cidade de Aix-en-Provence. Seu pai, Louis-Auguste Cézanne, era banqueiro, de modo que sua família vivia em ótimas condições financeiras.
Com dez anos, Cézanne começou a fazer aulas de desenho, em Aix. Seu pai, no entanto, não aceitava bem a ideia de seu filho seguir carreira como artista.
Foi por insistência de seu pai que, posteriormente, em 1859, Cézanne entraria para a faculdade de Direito.
Em 1861, com o apoio de um grande amigo, o escritor Émile Zolá, Cézanne mudou-se para Paris, onde pretendia iniciar seus estudos na escola de Belas Artes.
Ali, conheceu muitos outros artistas, como Pizarro. Cézanne não foi aceito no exame de admissão da Escola e, então, retornou à sua cidade natal, onde permaneceria apenas por mais um ano antes de retornar a Paris.
Ali, Cézanne ingressa na Academia Suíça. Conhece muitos pintores do movimento impressionista, como Claude Monet, Renoir e Édouard Manet.
Seus trabalhos foram recusados diversas vezes para exposição no Salão Oficial de Paris. No entanto, Cézanne consegue expor algumas no local. Suas obras não são muito bem recebidas pela crítica.
Em 1869, Cézanne conhece a modelo Hortense Fiquet. Temendo a desaprovação de seu pai e o corte da pensão que recebia, o artista esconde o relacionamento e seu filho, que nasce em 1872. Seis anos depois, seu pai descobre ambos e corta a pensão.
Paul Cézanne morreu em sua cidade natal no dia 22 de outubro de 1906. Seu trabalho começou a ser reconhecido apenas após a sua morte.