Índice
Introdução
Paul Klee nasceu na cidade suíça de Münchenbuchsee, em 18 de dezembro de 1879. Era filho do professor de música Hans Klee. Primeiramente, Paul também interessou-se por música, por influência do pai. Mais tarde, no entanto, descobriu as artes plásticas.
Paul Klee estudou na Academia de Belas Artes de Munique. Na academia, teve contato com as vanguardas europeias e alguns dos principais artistas seguidores dessas correntes. Em 1906, Klee fez a primeira exposição pública de suas obras.
Em 1911, Paul Klee passou a fazer parte do grupo artístico Der Blaue Reiter, que reunia vários artistas expressionistas sob a liderança de Wassily Kandinsky, pintor russo, professor da escola Bauhaus e responsável pelo uso da abstração nas artes visuais.
Em 1914, Klee viajou à Tunísia. A experiência e as cores do local impactaram diretamente a maneira pela qual Klee passou a usar as cores e estabelecer o jogo de luzes em suas pinturas.
O pintor participou da Primeira Guerra Mundial como soldado do exército alemão. No fim da guerra, Klee mudou-se para Wiemer e tornou-se professor da famosa escola de arte moderna Bauhaus.
Por conta do meticuloso método de ensino, em 1931 assume aulas na Academia de Dusseldorf. Com a ascensão do nazismo, a arte de Klee é considerada degenerada e o pintor muda-se para a Suíça. Em 1935, Klee é diagnosticado com uma doença autoimune progressiva. O artista falece em Berna, por conta de agravamento da doença, em 1940.
Harmonia da Flora do Norte, Paul Klee.
Principais conclusões
- Paul Klee foi um pintor e professor suíço-alemão de vanguarda, nascido em Münchenbuchsee em 1879; sua obra transita entre cubismo, expressionismo e abstração, integrou Der Blaue Reiter e lecionou na Bauhaus, influenciando o modernismo e o ensino artístico.
- Sua prática combinou técnicas diversas: padrões gráficos, mosaicos, pontilhismo, uso de vários materiais, simetria e jogo de luz e profundidade; a viagem à Tunísia intensificou as cores e ele aplicou fundamentos teóricos também em suas aulas.
- Inserido nas vanguardas europeias, Klee atuou antes e depois da Primeira Guerra, integrou Der Blaue Reiter e foi professor na Bauhaus de Walter Gropius; sofreu perseguição nazista por ser rotulado como arte “degenerada”, o que provocou exílio.
- Em questões do ENEM, costuma aparecer em abordagens interdisciplinares entre arte, história e design; evite reducionismos—sua obra mistura movimentos e reflete contextos políticos e estéticos; foque nas relações históricas e estéticas.
- Seu legado está no Museu Paul Klee, em Berna, que guarda cerca de 4.000 obras, e na influência sobre arquitetura, design e práticas educativas; suas técnicas e teoria continuam aplicadas em curadoria, ensino e estudos de cor e composição.
A Bauhaus
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, arquitetura e artes plásticas de vanguarda, que pretendia formar uma geração de artista artesãos. Foi criada em 1919, pelo arquiteto alemão Walter Gropius, e instalada na cidade de Weimar, Alemanha.
Gropius era um entusiasta das vanguardas europeias. Influenciado pelo Modernismo, pretendia que a Bauhaus fosse um local de encontro e troca de informações entre os modernistas.
Muito do que até hoje se produz nas artes plásticas, arquitetura e design é, de certa forma, influenciado pela Bauhaus. A escola de artes é considerada uma das mais ousadas da época e responsável por reunir ideias de grandes modernistas.
Paul Klee lecionou na escola, e suas técnicas metódicas e criteriosas agradavam e desagradavam os alunos. Klee considerava importante a concepção e produção artística baseada em fundamentos teóricos e, por esse motivo, não era unanimidade entre os alunos. As aulas de Klee eram consideradas desafiadoras.
Devido às perseguições nazistas, a Bauhaus foi transferida de Weimar para Dessau. A perseguição, no entanto, não terminou com a troca de local e tornou-se mais intensa. A Bauhaus suspendeu definitivamente as atividades artísticas para evitar mais perseguições.
Museu Paul Klee. Berna, Suíça
Características das Obras
As obras de Paul Klee oscilam entre o cubismo, o modernismo e o expressionismo. Dentre as principais características das pinturas de Klee, podem-se destacar as seguintes:
- uso de padrões gráficos;
- produção de mosaicos;
- utilização de cores fortes, principalmente após sua viagem à Tunísia;
- utilização de várias técnicas e materiais;
- uso de simetria e técnicas de luz e profundidade;
- uso da técnica do pontilhismo;
- expressão de suas crenças nas pinturas;
- mistura de figuras reais e abstratas.
Principais Obras
O museu Paul Klee, localizado em Berna, Suíça, conta com cerca de 4000 obras do artista, dentre as quais destacam-se:
- Cúpulas Vermelhas e Brancas - 1914
- Mordendo a Isca - 1920
- Arquitetura do Plano - 1921
- O gato e o pássaro - 1928
- Ad Parnassum - 1932
- Polifonia - 1932
- Cabeça de um mártir - 1933
- O homem futuro - 1933
- Nova harmonia - 1936
Exercício de fixação
Exercícios sobre Paul Klee para vestibular
FGV/2013
Os pintores, Paul Klee e Wassily Kandinsky, foram mestres convidados a ministrarem aula: