Paul Klee nasceu na cidade suíça de Münchenbuchsee, em 18 de dezembro de 1879. Era filho do professor de música Hans Klee. Primeiramente, Paul também interessou-se por música, por influência do pai. Mais tarde, no entanto, descobriu as artes plásticas.
Paul Klee estudou na Academia de Belas Artes de Munique. Na academia, teve contato com as vanguardas europeias e alguns dos principais artistas seguidores dessas correntes. Em 1906, Klee fez a primeira exposição pública de suas obras.
Em 1911, Paul Klee passou a fazer parte do grupo artístico Der Blaue Reiter, que reunia vários artistas expressionistas sob a liderança de Wassily Kandinsky, pintor russo, professor da escola Bauhaus e responsável pelo uso da abstração nas artes visuais.
Em 1914, Klee viajou à Tunísia. A experiência e as cores do local impactaram diretamente a maneira pela qual Klee passou a usar as cores e estabelecer o jogo de luzes em suas pinturas.
O pintor participou da Primeira Guerra Mundial como soldado do exército alemão. No fim da guerra, Klee mudou-se para Wiemer e tornou-se professor da famosa escola de arte moderna Bauhaus.
Por conta do meticuloso método de ensino, em 1931 assume aulas na Academia de Dusseldorf. Com a ascensão do nazismo, a arte de Klee é considerada degenerada e o pintor muda-se para a Suíça. Em 1935, Klee é diagnosticado com uma doença autoimune progressiva. O artista falece em Berna, por conta de agravamento da doença, em 1940.