Nascido no dia 6 de abril de 1483 na Itália, Rafael Sanzio iniciou seu contato com a arte através de seu pai, Giovanno Sanzio, que lhe transmitiu os ensinamentos artísticos quando Sanzio ainda era pequeno.
Seu pai era muito bem relacionado dentro da corte do duque Federico da Montefeltro, algo que ficou de herança para Rafael Sanzio.
Aos 17 anos, Sanzio já era um mestre no que se referia ao cenário artístico da época, sendo que, o “Casamento da Virgem” de 1504, era uma de suas primeiras obras mais notáveis.
No mesmo ano, Sanzio se mudou para Siena e, posteriormente, para Florença, na esperança de entrar em contato com os trabalhos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Nesse período pintou “Deposição da Cruz”, era então 1507.
Sanzio foi capaz de dar vida a diversas madonas, graças a influência Renascentista de Da Vinci. Utilizou conceitos primordiais da estética Renascentista, como o dualismo entre luz e sombra. E, influenciado por Michelangelo, explorou as formas da anatomia de maneira mais aprofundada.