Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Robert Koch

Biografias - Manual do Enem
Gabriela Costa Costa Publicado por Gabriela Costa Costa
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

Robert Koch foi um dos fundadores da microbiologia, área que estuda microrganismos. Médico, patologista e bacteriologista alemão, Koch teve um papel importante para o estudo de epidemias das doenças transmissíveis.  


    Robert Koch, médico que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1905.    

O médico tornou-se conhecido por descobrir as bactérias causadoras da tuberculose e da cólera. Além disso, descobriu a origem da doença do sono, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1905.

Trajetória

Heinrich Hermann Robert Koch nasceu na Alemanha, em 11 de dezembro de 1843. Em 1862, cursou física, botânica e matemática na Universidade de Göttingen, onde também iniciou seus estudos a respeito de doenças causadas por microorganismos.

Ao concluir o grau médico com 23 anos, foi para Berlim estudar química. Depois disso, estabeleceu-se, por períodos distintos, como assistente no Hospital Clínico em Hamburgo e, então, em Posen.

Foi voluntário na Guerra Franco-Prussiana e depois da guerra, dedicou-se ao ramo da bacteriologia. Foi neste ramo que se deu algumas de suas principais descobertas.

Trabalhos e Premio Nobel

Em 1876, Koch descobriu a bactéria do carbúnculo, o Bacillus anthracis. Logo após, descobriu, também, um modo de cultivar e isolar essas bactérias. E em 1880, foi nomeado membro do Departamento de Saúde Imperial de Berlim, prova do reconhecimento que teve com seus estudos e descobertas sobre a infecção de feridas.

Em 1882, Koch descobriu o isolamento da bactéria da tuberculoseMycobacterium tuberculosis, após estudos que vinha desenvolvendo. O bacilo causador da doença ficou conhecido como bacilo de Koch, em sua homenagem. Depois de mais essa descoberta, Koch partiu para o Egito e para a Índia, em 1883, onde pretendia desenvolver seus estudos sobre a cólera. Algum tempo depois, descobriu a bactéria causadora da doença, o Vibrio comma.

O bacteriologista desenvolveu, então, os chamados Postulados de Koch, nos quais sistematizou a pesquisa e a identificação de doenças provocadas por bactérias.

Em 1905, Koch ganhou o Premio Nobel de Medicina e morreu cinco anos depois, aos 66 anos, na Alemanha.

Referências

KNIGHT, David C. Robert Koch: Father of Bacteriology. Muriwai Books. 2019.

Exercício de fixação
Passo 1 de 2
Unifor/2014

A tuberculose (TB) causou grande impacto na humanidade principalmente em meados do século XIX, onde se estima que aproximadamente um quarto da população europeia tenha morrido por sua causa. A descoberta de drogas eficazes contra a doença, o desenvolvimento de vacinas, atrelados a um notório avanço na qualidade de vida da população mundial, contribuíram para expressiva queda no número de casos da TB na maioria dos países. Todavia, mais recentemente, tem se percebido o reaparecimento desta doença, com incidência elevada em vários locais. Tal fato pode ser associado ao surgimento da AIDS, à diminuição da eficácia das drogas utilizadas no tratamento e à piora nas condições sanitárias de alguns países.

Sobre a tuberculose, e correto afirmar:

A Doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que foi descrito inicialmente por Robert Koch.
B A doença se caracteriza por ter uma evolução rápida e se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidos quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem e/ou espirram.
C A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos sociais.
D A vacina Penta é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos.
E A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune mais resistente não correm risco de adquirir tuberculose.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail