Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Romero Britto

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 11/4/2019

Introdução

Romero Britto, pintor, escultor, serígrafo e artista plástico brasileiro, nasceu em  6 de outubro de 1963, em Recife, Pernambuco. 

De família simples, Britto interessou-se por arte logo na infância. O pernambucano usava sucata, papelão e material reciclável para construir suas primeiras obras de arte. Durante a adolescência, Romero Britto conheceu o grafite, expressão artística que influenciaria seus trabalhos posteriores.

Britto iniciou o curso de Direito em Pernambuco, no entanto, não concluiu o curso. Mudou-se para os Estados Unidos e intensificou o estudo das artes. Em território estadunidense desenvolveu uma carreira de sucesso.

A carreira

Aos 8 anos, Romero Britto começou a demonstrar interesse pela pintura e escultura. O artista pernambucano usava materiais recicláveis e papelão como tela para suas primeiras pinturas. Incentivado pela família, ainda jovem teve contato com os principais artistas e pintores mundiais.

Aos 14 anos de idade, Britto teve obras expostas em sua primeira exibição pública. A venda de uma de suas obras, motivou o jovem a seguir a carreira artística e aprimorar técnicas e conhecimento. 

Aos 17 anos, Romero Britto vai pela primeira vez a Europa e tem a oportunidade de conhecer as obras que só havia visto nos livros de arte. No período de aproximadamente um ano , Britto produziu e expôs seus trabalhos em diversos países da Europa.

Diante das possibilidades apresentadas no exterior, Romero Britto abandonou o curso de direito e mudou-se para os Estados Unidos. Antes de expor suas obras em uma galeria própria, o artista expôs seus quadros nas ruas da Flórida.

Com o sucesso de seus quadros, Romero Britto participou de várias campanhas publicitárias. Atualmente, seus quadros estampam móveis, embalagens de produtos alimentícios e bebidas. 

Britto também criou quadros para a ONU e presenteou artistas e políticos ao redor do mundo com pinturas estilizadas. É possível também encontrar quadros do pernambucano espalhados em aeroportos do Brasil e do mundo.

Características das Obras

A obra de Romero Britto recebeu influências do cubismo, que tem no pintor Pablo Picasso o principal nome. O uso de figuras geométricas para representar as imagens é influência direta do cubismo nas obras de Britto. Diferentemente das obras cubistas, os quadros de Britto não possuem perspectiva, as figuras são representadas de maneira plana.

No geral, os quadros apresentam cores fortes, vibrantes e alegres, com os traços bem marcados e definidos. O uso das cores fortes e traços marcados marca a influência da pop art na obra do artista.

Cubismo e Pop Art

cubismo, influenciador das obras de Britto, é uma corrente de vanguarda européia que surgiu na França no início do século XX. O cubismo foi criado pelo pintor espanhol Pablo Picasso e pelo pintor francês Georges Braque.

O cubismo representa as figuras a partir do uso de formas geométricas, fragmentando e decompondo as imagens, planos de fundo e perspectivas. No cubismo, o artista deixa de representar a aparência real das figuras.

pop art, outra corrente artística que influenciou Romero Britto, surgiu nos Estados Unidos e Inglaterra por volta de 1955 e se tornou um dos principais estilos da década de 1960.O termo pop art foi criado para designar a arte de cunho popular que estava sendo utilizada na publicidade, nos cartazes e revistas.

As obras da pop art apresentam cores vibrante e fortes. As imagens, além de remeterem diretamente à publicidade, também são usadas para fazer críticas políticas e sociais sobre a sociedade de consumo.

Marie Curie (1867 – 1934), a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel. 

Guernica, quadro cubista de Pablo Picasso.

Principais Obras

Dentre as diversas obras de Britto espalhadas pelo mundo merecem destaque:

  • Esportes Para a Paz - Série de selos criados para as Olimpíadas de Pequim.
  • Pirâmide - Uma pirâmide com as obras de Britto instalada no Hide Park, em Londres.
  • Mona Cat- O quadro retrata de forma colorida e vibrante um gato na mesma postura que a icônica Monalisa de Leonardo da Vinci.
  • Flow Space- Uma das obras mais famosas, representa humanos e animais.

Referências

BRITTO, Romero. Colors around the world. Ed, Birkenbald Verlag, 2009.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2011)

 O pintor espanhol Pablo Picasso (1881–1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...