Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Thomas Jefferson

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/11/2018

Introdução

Thomas Jefferson nasceu em 13 de abril de 1743 no estado da Virgínia, filho de uma das famílias mais importantes do estado, Jefferson pode dedicar-se aos estudos, mesmo com a morte prematura do pai, já que a herança garantiu que ele e o restante da família pudessem continuar a viver em conforto.

Jefferson formou-se em Direito, profissão que exerceu exclusivamente durante alguns anos.

Iniciou sua vida política em 1769, aos 26 anos de idade, eleito para a Câmara dos Burgueses da Virgínia, Thomas Jefferson permanece no cargo até 1774. Já no ano de 1775 surgem as primeiras manifestações de Independência por parte dos colonos.

As manifestações e as ideais iluministas influenciam diretamente os atos e ações posteriores de Jefferson, principalmente nas questões ligadas a Independência dos Estados Unidos.

Thomas Jefferson e a Luta pela Independência

Jefferson, assim como outros importantes articuladores políticos de seu tempo como Benjamin Franklin, John Adams, Roger Sherman e Robert Livingston, era contrário à rígida influência Inglesa sobre treze colônias americanas.

Os pensadores e moradores das treze colônias inglesas se mostravam insatisfeitos com a falta de liberdade dos colonos, a cobrança abusiva de impostos e imposição de leis de cobranças, como a Lei do Açúcar e a Lei da Moeda, ambas de 1764, a Lei da Hospedagem, também de 1764; a Lei do Selo de 1765; os Atos Townshend de 1767 e a Lei do Chá de 1773. 

Diante desse cenário de descontentamento, Thomas Jefferson passa a defender a independência da colônia. Em 1774, escreve “A Summary View of the Rights Of The British America”, no qual defende a independência das colônias e o fim do governo inglês.

No ano seguinte, em 1775, Thomas Jefferson é nomeado delegado da Virgínia para o II Congresso Continental. Em 1776, é convidado a redigir a Declaração de Independência ao lado de nomes como Benjamin Franklin e John Adams. 

Jefferson entra na categoria de políticos conhecidos como “founding fathers”, ou os pais fundadores, que colaboraram para a organização civil, política e social do país recém independente.

Em 1778, uma passagem controversa marca a carreira política de Thomas Jefferson, o político põe fim a importação de escravos, com a finalidade de atrapalhar o tráfico dominado pelos ingleses, a escravidão dura nos Estados Unidos até 1865. Apesar de colaborar com a proibição da importação, Jefferson era dono de uma quantidade considerável de escravos.

Atividades Políticas

Em 1779, Jefferson é eleito governador da Virgínia e ocupa o cargo até 1791. No ano de 1784 é transferido para a França para trabalhar como assessor do então embaixador Benjamin Franklin.

No ano seguinte, Thomas Jefferson assume a embaixada na capital francesa, cargo que exerce até 1789. No ano seguinte, já de volta aos Estados Unidos, Jefferson é nomeado Ministro do Exterior do governo de George Washington.

Em 1796, candidata-se a presidente e perde para John Adams, passando a exercer o cargo de Vice Presidente. Em 1780, Thomas Jefferson candidata-se novamente e é eleito o terceiro presidente dos Estados Unidos da América por dois mandatos consecutivos. Jefferson é o primeiro presidente eleito pelo partido Democrata.

Prioridades do Governo Presidencial

Após eleito presidente, Jefferson logo elege como uma de suas prioridades o desenvolvimento do país, é também durante os mandatos presidenciais que Jefferson funda a capital do país, Washington.

Dentre as ações presidenciais destaca-se também a compra do território da Luisiana que garante a circulação de produtos e mercadorias pelo rio Mississipi, intensificando assim a agricultura e comércio. 

É também durante o mandato de Jefferson que o país apresenta neutralidade em relação às guerras napoleônicas,o não envolvimento em conflitos acontece pela prioridade de desenvolver e fortalecer os Estados Unidos enquanto país recém Independente.

O busto do presidente Thomas Jefferson está esculpido no monte Rushmore, Dakota do Sul, ao lado de outros três presidentes estadunidenses: George Washington, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.



Exercícios

Exercício 1
(PUC-PR)

Leia o texto a seguir e extraia a ideia central:

"São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais." 

(Trecho da "Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", Ministro das Relações Exteriores, EUA.)

A ideia central do texto é:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...