Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Anabolismo

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 4/6/2019

Introdução

O anabolismo é um o processo metabólico caracterizado por ser o responsável pela construção dos complexos orgânicos no organismo. Trata-se, portanto, de uma sucessão de reações químicas semelhantes, capazes de construir, ou de sintetizar, moléculas que vieram de compostos menores. Para que esta síntese ocorra, é necessário que haja fornecimento de energia suficiente.

Exemplos clássicos de processos anabólicos são a construção de reservas do organismo, como o acúmulo de gordura nos adipócitos, ou os grânulos de glicogênio e, até mesmo, a síntese das proteínas a partir de aminoácidos.

Mas o que é metabolismo?

Para entender o processo do anabolismo no corpo humano é preciso entender um pouco sobre metabolismo. Metabolismo é o nome dado ao conjunto de reações bioquímicas que ocorrem no interior das células do organismo. Essas reações são relacionadas à síntese de diversos compostos orgânicos e, também, com a quebra deles, no intuito de fabricar ATP.

Dentro do metabolismo está o conjunto de reações denominada anabolismo.

Função

De maneira mais simplificada, o anabolismo tem como principal função a construção de moléculas funcionais e estruturais do organismo. Neste processo, os monômeros são transformados em polímeros, que são complexos moleculares bem maiores. 

Para que a construção dos polímeros ocorra, é necessária a presença de aminoácidos, moléculas simples que compõem as proteínas. Esses aminoácidos são obtidos pela absorção dos que estão presentes na corrente sanguínea. 

Hormônios anabólicos

Toda a regulação dos processos anabólicos do corpo humano é feita pelo sistema hormonal. Dessa forma, os hormônios específicos atuam como reguladores, sinalizadores e desencadeadores do estado anabólico.

Dentre os principais hormônios que atuam no processo anabólico estão: 

GH

A somatotrofina ou o hormônio do crescimento (GH), é um hormônio protéico que tem a sua produção e secreção feitos pela hipófise anterior. É o hormônio que estimula o crescimento do corpo humano ao estimular a multiplicação celular. Além disso, o hormônio GH é fundamental para promover a realização da síntese proteica, ou seja, para ocorrer, de fato, o anabolismo.

Insulina

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e é o responsável por regular o nível de açúcar presente no sangue. Também é um hormônio altamente influente no que diz respeito à síntese proteica do RNA. Dessa forma, é considerado um dos hormônios mais anabólicos de todo o corpo humano, uma vez que promove o transporte e o armazenamento aumentado dos aminoácidos para a região interna da célula.

Testosterona

A testosterona é um hormônio conhecido popularmente por ser o hormônio masculino. De fato, é esse hormônio que faz com que o corpo apresente características sexuais masculinas, como a rigidez dos músculos, os pelos no corpo e o engrossamento da voz. Entretanto, a testosterona é produzida por ambos os sexos. Nos homens, é sintetizada nos testículos e, nas mulheres, a síntese ocorre nos ovários, em quantidade muito inferior à do sexo masculino.

Estrógeno

O estrógeno, por sua vez, é considerado um dos hormônios essenciais femininos. Ele é produzido nos ovários e faz com que o indivíduo desenvolva características femininas, como as glândulas mamárias. Após a puberdade, ele também atua diretamente na regulação do ciclo menstrual, na organização do corpo para o desenvolvimento fetal na gravidez e, também, na regulação e chegada da menopausa.

IGF-1

O IGF-1 é um hormônio que tem como principal função mediar o hormônio GH, ou seja, é ele que determina a quantidade de GH e onde ele atuará, auxiliando na promoção do crescimento corporal através da diferenciação das células e da estimulação da síntese de proteínas. Também está envolvido no processo de crescimento da placenta e do útero, bem como no desenvolvimento saudável do feto durante o período da gravidez. 


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Dentro do metabolismo existem duas grandes divisões de reações: anabolismo e catabolismo. Sobre o anabolismo é correto afirmar que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...