Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Apêndice

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 9/10/2018

Introdução

O apêndice é pequeno tubo de fundo fechado localizado na primeira porção do intestino grosso. O tamanho do apêndice de um adulto saudável é de aproximadamente 10 centímetros de extensão. Pode ser denominado também de apêndice cecal, apêndice vermiforme ou apêndice vermicular.

Função

As funções do apêndice não são consenso entre os especialistas, que durante muito tempo afirmavam não haver sequer função importante para o organismo humano. Porém, com o passar dos anos e por meio de diversos estudos acerca das funções do apêndice, algumas teorias foram levantadas, tais como:

  • Resquício da evolução: Essa teoria afirma que, embora o apêndice não desempenhe função nos humanos do presente, ele já fez parte do processo de digestão de alimentos. A digestão humana teria se modificado ao longo do tempo, de acordo com as mudanças na alimentação que, no passado, era baseada em plantas, as quais, por conterem partes duras, como raízes e cascas, necessitavam do apêndice no processo da digestão. Com as mudanças na alimentação humana, o apêndice perdeu sua funcionalidade, já que os alimentos ingeridos podiam ser facilmente digeridos no estômago. Assim, o apêndice teve seu tamanho diminuído e, aos poucos, se transformou em órgão vestigial.
  • Órgão do sistema imune: Recentemente, pesquisas comprovaram que o apêndice contém células linfóides bastante importantes para o organismo no que diz respeito ao combate a infecções. Neste sentido, o apêndice tem participação no fortalecimento do sistema imunológico. As células linfóides se acumulam no apêndice desde o nascimento até a idade adulta. Além disso, ele atua na maturação de células do sistema imunológico e, também, na produção de anticorpos, que são extremamente importantes para a eliminação de vírus e bactérias de regiões mucosas como a boca, os olhos e os órgãos genitais.
  • Órgão do sistema digestivo: Outros estudos afirmam, ainda, que o apêndice pode desempenhar a função de armazenar bactérias saudáveis para o intestino. Essas bactérias seriam usadas quando o organismo é infectado por microorganismos que causam alterações na microbiota do intestino. Em momentos como esses, o apêndice seria responsável por liberar as bactérias nele alojadas para que elas cresçam e se desenvolvam no intestino, renovando a flora que foi destruída pela infecção.

Camadas

O apêndice é formado por quatro camadas: a camada mucosa, a camada submucosa, a camada muscular dupla e a membrana serosa.

  • A camada mucosa está mais localizada no interior do apêndice e é onde são encontradas as células de Paneth. As células de Paneth são células do intestino delgado e do apêndice, que atuam em funções anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral;
  • A camada submucosa do apêndice é constituída de tecido conjuntivo e é rica em vasos sanguíneos e vasos linfáticos;
  • A camada musculardupla do apêndice é constituída, fundamentalmente, por uma dupla camada de músculos;
  • A membrana serosa do apêndice é a membrana da região mais externa do órgão, que o recobre por completo.

Apendicite

Por razões ainda não esclarecidas, o apêndice pode inflamar. Essa inflamação é denominada apendicite. Embora não haja consenso sobre as causas da apendicite, acredita-se que essa inflamação possa ser causada devido a obstrução do intestino por fezes ou gorduras.

A apendicite é caracterizada por diversos sintomas, tais como:

  • Dor abdominal, com início na região central do abdômen e, com o avanço da inflamação, dor mais intensa na lateral inferior direita;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Perda de apetite.


 Com sua inflamação, pode ocorrer o rompimento do apêndice, que causa alívio momentâneo da dor. Porém, com o rompimento do apêndice, o quadro pode se tornar mais grave e as dores podem voltar ainda mais intensas devido à inflamação na cavidade abdominal.

Pacientes que desenvolvem a apendicite comumente tem seu apêndice retirado em procedimento cirúrgico adequado e tomam algum tipo de antibiótico.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

O apêndice é um órgão com funções ainda não definidas, porém, existem funções teóricas. Assinale a alternativa que não contém uma dessas funções:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...