Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Catabolismo

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 4/6/2019

Introdução

O catabolismo é um processo que tem como objetivo quebrar compostos complexos para que estes se transformem em compostos simples e sejam mais facilmente utilizados pelo organismo. 

É um processo que ocorre de maneira ininterrupta em todo o corpo. Dentre as funções importantes do catabolismo estão o fornecimento de energia e a criação dos compostos básicos que darão suporte para a criação dos compostos mais complexos. Como exemplo desse processo, podemos citar a quebra das proteínas em aminoácidos, que poderão, a partir dali, se recombinar para formar outras proteínas. 

Mas o que é metabolismo?

Entender completamente o processo do catabolismo necessita entender também o que é metabolismo. Metabolismo é a denominação utilizada para fazer referência ao conjunto de reações bioquímicas que acontecem dentro das células. Todas essas reações ocorrem com o objetivo de produzir ATP.

O catabolismo, portanto, é um subgrupo de reações e pertence a um conjunto maior, que é o metabolismo

Processo de catabolismo

Dentro do catabolismo existem diversos processos, como a quebra das proteínas e o processamento de ácidos nucléicos e lipídeos. Normalmente, esses processos são feitos em diversas etapas, uma vez que o corpo produz compostos menores e mais simples.

Um importante aliado do catabolismo são as enzimas. Elas atuam como catalisadoras junto a hormônios capazes de regular os processos. O equilíbrio entre os hormônios e as enzimas garante o bom funcionamento de todo o processo catabólico. No caso de um desequilíbrio entre eles, graves problemas com o sistema metabólico podem aparecer, como a caquexia, quadro em que o organismo passa a destruir seus tecidos na tentativa de obter energia. 

No processo catabólico, os compostos que são quebrados apresentam produtos úteis e resíduos. Os resíduos são transportados para fora das células e chegam até os rins, a partir de onde serão levados para fora do organismo pela urina.

Exatamente por isso, é possível analisar os níveis de subprodutos metabólicos e, consequentemente, o bom funcionamento dos processos, a partir da urina. Quandos os níveis verificados na urina estão fora do comum, é um indicativo de que o organismo pode estar passando por algum quadro estranho ao funcionamento normal do corpo. 

Um dos quadros que mais influenciam o catabolismo é o diabetes. Nesses casos, o catabolismo da glicose cessa e ocasiona problemas de saúde, pois o organismo fica impossibilitado de acessar a energia contida na glicose. Por isso, é comum a presença de glicose na urina de pacientes portadores de diabetes.

Hormônios catabólicos

Existem, no corpo humano, alguns hormônios que atuam diretamente no processo catabólico. Cada um deles desempenha ações específicas e, por isso, o desequilíbrio de um deles já é suficiente para desequilibrar todo o processo. Alguns dos mais importantes são:

Cortisol

O cortisol é um hormônio capaz de ativar as respostas do organismo em momentos de extremo estresse. Dentre suas ações primárias cabe destacar o estímulo a processos catabólicos, como a quebra de proteínas e de gorduras, bem como a metabolização da glicose.

Glucagon

O Glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas. Tem como principal função auxiliar no aumento dos níveis plasmáticos da glicose e dos ácidos graxos. Atua, também, na diminuição dos níveis de aminoácidos.

Hormônios da Tireoide, T3 e T4

Outros hormônios igualmente importantes nos processos catabólicos são os hormônios tireoidianos, denominados T3 e T4. Eles são fundamentais para o metabolismo, uma vez que atuam em seu equilíbrio e regulam casos em que algum hormônio está em falta ou em excesso. Eles também são responsáveis por intervir na síntese de glicogênio e na contração muscular. Por fim, atuam diretamente no crescimento, no trânsito intestinal e, até mesmo, nos níveis de fertilidade.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Dentre os hormônios catabólicos, assinale a alternativa que indica aquele que é responsável por estimular a quebra de gorduras e proteínas:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...