Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Colágeno

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 15/4/2019

Introdução

Colágeno é a denominação dada a um grupo de proteínas de estrutura que são encontradas em diversas regiões do organismo. É possível encontrar colágeno, facilmente, em regiões como os ossos, a pele e a cartilagem. 

constituição do tecido conjuntivo tem como principal proteína o colágeno, já que é essa substância que produz as fibras colágenas, elásticas e reticulares. Além disso, são as proteínas colágenas que preenchem as lacunas dos tecidos parenquimatosos

Formação

A síntese do colágeno ocorre intracelularmente, por diferentes tipos celulares, principalmente por condroblastos, fibroblastos e osteoblastos - células especializadas do tecido cartilaginoso, conjuntivo e ósseo, respectivamente. São, então, transportados para fora da célula, onde, através de enzimas, têm sua estrutura de tripla hélice formada. 

As moléculas de colágeno são predominantemente formadas por prolina, glicina, hidroxilisina e hidroxiprolina. A hidroxilisina e a hidroxiprolina são aminoácidos que, através de processos enzimáticos baseados na vitamina C, se originam da lisina e da prolina. 

Por conta disso, a baixa quantidade de vitamina C no organismo leva ao quadro do escorbuto, que é uma doença relacionada à dificuldade da síntese do colágeno. Essa situação pode levar, por exemplo, a hemorragias, uma vez que os vasos sanguíneos e a pele têm colágeno em suas composições.


Para aqueles que não produzem, ou, por algum distúrbio, não possuem a quantidade ideal de colágeno no organismo, é possível realizar suplementação a partir de formulações farmacêuticas. Esse tipo de tratamento, embora simples, deve ser acompanhado de um médico, que poderá auxiliar quanto à escolha do suplemento.

Características 

O colágeno é uma proteína constituída por cadeia de aminoácidos organizadas paralelamente. Os aminoácidos que formam essa estrutura são a glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. A partir daí, surgem cerca de 30 diferentes tipos de colágeno diferentes entre sí por conta dos aminoácidos, da organização das cadeias e da localização nos tecidos. 

Sua estrutura molecular simples faz com que o colágeno tenha uma grande quantidade de aminoácidos hidrofóbicos, o que, consequentemente, faz dele insolúvel em água. As fibras formadas pelo colágeno são bastante elásticas e possuem a capacidade de hidratação. 

Tipos

Atualmente, são conhecidos 14 diferentes tipos de colágeno que podem ser encontrados em mamíferos. Dentre estes, quatro são amplamente conhecidos e diferem entre si pelas suas fórmulas químicas, pelas funções que desempenham, por como se associam entre suas próprias moléculas e pelas doenças que podem ocasionar quando são mal-formados ou quando há distúrbios em suas produções.

Colágeno I

É o mais encontrado no corpo humano, estando presente nos ossos, nos dentes, nos tendões, entre outros locais. Ele é o mais resistente a tensões, uma vez que suas fibras são bastante grossas.

Colágeno II

É produzido por células cartilaginosas, não forma fibras e só pode ser observado via microscópios eletrônicos. Ele funciona de forma a ceder água quando é pressionado e restabelecendo sua forma natural quando não submetido a pressão. Assim, atua como uma espécie de mola e tem fundamental importância em locais como os joelhos, que suportam o peso do corpo.

Colágeno III

Ele é formado pelas fibras nas artérias, nos músculos de locais como útero e intestino e, também, em órgãos como os rins. As células musculares são as maiores produtoras desse colágeno. As fibras de colágeno III apresentam um pouco de elasticidade.

Colágeno IV

O colágeno IV é constituído de moléculas que não se associam em fibras, mas conseguem se unir umas às outras pelas extremidades, sendo, portanto, capazes de formar uma rede.

Está presente em alguns órgãos, como os rins, onde desempenha papel de filtro, filtrando a urina a partir do sangue. Além disso, essa formação em rede é encontrada dividindo tecidos. O colágeno IV é produzido pelas células epiteliais, pelas células dos capilares sanguíneos e, também, pelas células musculares. 

Estrutura simplificada da pele, com uma camada em rosa claro, de colágeno.


Exercícios

Exercício 1
((Quero Bolsa))

O colágeno é uma substância principalmente encontrada no tecido:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...