Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Colesterol

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 15/4/2019

Introdução

O colesterol é um tipo de esteróide. Quimicamente falando, trata-se de um álcool, obtido para o organismo de duas diferentes maneiras: ou ele é sintetizado pelo fígado (ou seja, pelo próprio organismo), ou é obtido através da alimentação, sendo absorvido pelo intestino e, de lá, transportado pelo sangue. 

É um componente fundamental na estrutura de membranas celulares, bem como na estrutura da mielina, no sistema nervoso, e de diversos hormônios. Além disso, é essencial na fabricação da vitamina D e de ácidos biliares. Apesar de todos esses benefícios, o colesterol está também relacionado a diversas doenças cardiovasculares. Esta relação se dá, principalmente, pelo excesso de colesterol no organismo, que ocasiona acúmulo de gordura.

Função

Em geral, o colesterol é uma substância altamente necessária ao organismo humano. Isso porque o colesterol tem diversas funções, por exemplo:

  • Ele é fundamental na construção e na manutenção das membranas celulares;
  • Faz parte do processo de produção da bile no fígado;
  • Auxilia no metabolismo de diversas vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, D, E e K;
  • É um precursor (substância-base que será utilizada para a síntese de outra) de todos os hormônios do organismo, como o cortisol, a testosterona e a progesterona.

Tipos de colesterol

Existem, no corpo humano, dois tipos de colesterol, que possuem a mesma estrutura molecular, mas atuam de maneiras diferentes no organismo. A princípio, a mais evidente diferença entre os dois refere-se às proteínas sanguíneas que fazem o transporte de ambos colesteróis. 

Uma vez associados às proteínas, o colesterol poderá formar o LDL (Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade) e, também, o HDL (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade).

LDL

colesterol que vem do fígado ou dos alimentos é exclusivamente transportado pelo sangue na forma de LDL para os tecidos do corpo onde serão utilizados pela célula na síntese das membranas. Quando há excesso de colesterol no sangue, ocorrerá uma redução na captação de LDL pelas células e, então, um aumento na concentração de LDL no sangue. 

Se o colesterol LDL estiver em altas concentrações no sangue, ele se depositará na parede dos vasos sanguíneos, causando a arteriosclerose. Por conta deste quadro que o LDL pode causar, ele passou a ser popularmente conhecido como colesterol ruim

HDL

Diferente do LDL, o colesterol HDL traz total benefício ao organismo. Essas proteínas captam o colesterol em excesso no sangue e o encaminha para o fígado. No fígado, este colesterol será eliminado na bile de maneira natural. Por ajudar a eliminar o colesterol ruim, o HDL é popularmente conhecido como colesterol bom.

Aumento de colesterol no organismo

As causas de aumento de colesterol no sangue são várias, desde tendências genéticas até obesidadesedentarismo, ou tabagismo. Porém, a causa mais comum desse extremo está relacionado a hábitos alimentares. As dietas ricas em alimentos de origem animal auxiliam no aumento da concentração de colesterol no sangue, o que origina diversos problemas de saúde.

Os especialistas defendem que consumir alimentos ricos em gorduras insaturadas, como o azeite de oliva, auxilia na manutenção dos níveis adequados de colesterol no sangue e aumenta a produção do colesterol bom, HDL. Esses alimentos também podem auxiliar no aumento da taxa de secreção de bile pelo fígado, o que promove uma melhor digestão e absorção das gorduras e vitaminas lipossolúveis.

O aumento da concentração do colesterol ruim no sangue não apresenta nenhum tipo de sintomas. Assim, é necessário ficar atento a essas taxas por meio de exames laboratoriais e visitas frequentes a médicos. 

As melhores maneiras de manter estáveis e saudáveis os níveis de colesterol são praticando atividades físicas, evitando o uso de cigarros e adotando uma alimentação equilibrada.

Acúmulo de gordura na corrente sanguínea causado pelo aumento de LDL.


Exercícios

Exercício 1
((UFRN))

Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...