As funções e processos vitais das plantas incluem uma série de atividades essenciais para a sua sobrevivência, crescimento e reprodução. Alguns dos principais processos e funções vitais das plantas incluem:
Transpiração
Na fisiologia vegetal, um processo bastante importante é o da transpiração. Isso, porque ela está relacionada com o transporte da seiva bruta no xilema. A transpiração pode ocorrer tanto através dos estômatos quanto através da cutícula.
Para que ocorra a transpiração estomática, é necessário que ocorra a abertura dos estômatos, ou seja, é necessário que as células estejam túrgidas para que ocorram as trocas gasosas com o meio.
Além das trocas gasosas, durante a transpiração acontece também a perda de água. Assim, quando as células-guarda se tornam flácidas, ocorre o fechamento dos estômatos.
Os principais fatores responsáveis pela abertura e fechamento dos estômatos são a hidratação dos tecidos da planta, a intensidade da luz a qual a planta está sujeita e a concentração de gás carbônico.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Fotossíntese
A principal forma de produção de energia dos seres autotróficos é a fotossíntese. Nela, o organismo usa o gás carbônico (CO2) e a água para produzir glicídios, que servirão de alimento para o organismo.
Em contrapartida, o processo da fotossíntese libera gás oxigênio (O2) na atmosfera. Estudos indicam que grande parte do oxigênio existente atualmente na atmosfera é produto da fotossíntese.
O processo completo da fotossíntese ocorre a partir de uma série de reações químicas diversas. Essas reações podem ser divididas em fase clara - ou fotoquímica - e fase escura - ou química.
Como o nome sugere, a fase clara ocorre na presença de luz (na natureza, durante o dia) e pode também ser dividida em duas etapas, denominadas fotofosforilação e fotólise da água.
Já a fase escura ocorre sem depender da presença de luz. Esta fase é composta pelo ciclo Calvin Benson.
Condução de seiva
Os dois tipos de seiva - bruta e elaborada - são formuladas e conduzidas de maneiras diferentes:
- A seiva bruta é formada por sais minerais e água, e seu transporte ocorre das raízes às folhas, pelo xilema. A teoria da tensão-coesão de Dixon é a que melhor explica esse transporte vertical e no sentido oposto à gravidade: a coesão entre as moléculas de água e a sucção que a transpiração das folhas gera fazem com que a seiva se desloque.
- Já a seiva elaborada é produzida pela fotossíntese, e seu transporte ocorre pelo floema. Nesse transporte, a seiva sai das folhas em direção à raiz.