O ciclo de vida do mosquito da dengue pode ser dividido em 4 fases: a fase do ovo, a fase da larva, a fase da pupa e, finalmente, a fase de mosquito propriamente desenvolvido.
O início do ciclo se dá quando a fêmea adulta deposita seus ovos em reservatórios de água limpa e calma.
Após aproximadamente sete dias, a larva completa seu crescimento e se torna uma pupa. Dois dias depois, ocorre o fim do desenvolvimento e o mosquito está pronto para picar e se reproduzir.
Para que ocorra o desenvolvimento dos ovos, é necessário apenas 30 minutos de submersão em água limpa. Em ambientes secos, o ovo não se desenvolve, porém sobrevive, podendo ficar até um ano a espera de ambientes úmidos que favorecem seu desenvolvimento.
Após os aproximadamente 9 dias, quando alcança a fase de mosquito desenvolvido, o mosquito da dengue pode viver por mais aproximadamente 30 dias. A fêmea poderá, em cada ciclo, produzir de 60 a 120 ovos, sendo que em sua vida ocorre uma média de três ciclos.
Os quatro estágios da vida do mosquito são:
-
Ovo: a fêmea costuma depositar os ovos em ambientes com água parada ou em locais que eventualmente são molhados. É preferível para as fêmeas depositem seus ovos um pouco acima da linha da água, em locais como baldes, caixa de água aberta, pratos de plantas, bacias, latas de lixo e pneus abandonados. É possível, também, que a fêmea deposite seus ovos dentro da água, porém sua preferência é pela região próxima, para que a sua prole tenha o desenvolvimento garantido. Nessa fase, o mosquito é bastante resistente. Sendo assim, para eliminá-lo, é necessário que o local seja higienizado com sabão e água. A adição de cloro na água garante que o ovo foi devidamente eliminado.
-
Larva: assim que entra em contato com a água, o ovo já está pronto para se tornar uma larva em dois ou três dias. Esse estágio garante ao mosquito a característica de ser holometábolo, já que passa por uma metamorfose e estágio larval. As larvas são bastante ativas e conseguem se mover na água, o que faz delas facilmente reconhecíveis. Embora prefira água limpa, o mosquito pode também se desenvolver em águas contaminadas e até em esgoto doméstico, onde se alimenta de bactérias, fungos e protozoários. Durante esta fase, a larva compreende quatro estágios de seu desenvolvimento, onde vai aumentando de tamanho.
-
Pupa: após aproximadamente 10 dias, a larva se transforma em pupa, estágio em que assume formato de vírgula. Essa fase do desenvolvimento do mosquito é bastante curta: dura em média apenas 2 dias, até que se encerre o desenvolvimento do mosquito.
-
Mosquito adulto: passados os dois dias, a pupa se transforma em mosquito. Logo que se transforma, o mosquito está pronto para voar e se alimentar. A alimentação do mosquito adulto é baseada em frutos e sucos de vegetais, alimentando-se de sangue apenas a fêmea depois da cópula.
O ciclo todo, abrangendo essas quatro fases, duram de 5 a 10 dias, sendo que ambientes mais quentes favorecem o rápido desenvolvimento do mosquito.