Os olhos são divididos em três regiões: a câmara anterior, localizada entre a córnea e a íris, a câmara posterior, localizada entre a íris e o cristalino e o espaço vítreo, que é envolvido pela retina.
Câmara anterior
A câmara anterior, primeira região da parte externa para a parte interna, contém a córnea, esclerótica, íris e a pupila.
-
Córnea: a córnea fica localizada na superfície anterior do olho e, devido a sua resistência, faz a proteção do órgão. Além da proteção, a córnea também é responsável pela focalização das imagens e luz que adentram o globo ocular.
-
Esclerótica ou esclera: denomina-se por esclerótica a região branca do olho. Ela é responsável pela proteção do globo ocular e por sua forma oval.
-
Íris: é a parte colorida do olho. É responsável por controlar a intensidade de luz que entra no globo ocular.
-
Pupila: a pupila é um orifício presente na íris por onde entra a luz. É por meio do seu estreitamento ou dilatação que a intensidade luminosa é controlada.
Câmara posterior
A câmara posterior é a segunda região, logo após a câmara anterior. Está localizada entre a íris e o cristalino, além de incluir o corpo ciliar.
-
Cristalino: o cristalino é uma espécie de lente biconvexa e transparente localizada entre a íris e o espaço vítreo. É uma estrutura gelatinosa e elástica e, devido a essas características, exerce a função de focalizar as imagens, dependendo da distância que os objetos se encontram do olho.
-
Corpo ciliar: é composto pelo músculo ciliar, que ao ligar-se ao cristalino o mantém na posição correta para focalizar os objetos.
Espaço vítreo
O espaço vítreo é a região posterior ao cristalino e envolvido pela retina. Essa região inclui a retina, o corpo vítreo e o nervo óptico.
-
Corpo vítreo: delimitado pelo cristalino e pela retina, o corpo vítreo é uma substância gelatinosa que contém células e fibras. Com a finalidade de manter o formato esférico do olho, esse líquido é sempre mantido sob pressão dentro do globo ocular.
-
Retina: a retina é formada por células fotossensíveis, chamadas de cones (sensíveis a cor) e bastonetes (mais sensíveis a pouco intensidade luminosa). Essas células transformam a energia luminosa da imagem formada em impulsos elétricos.
-
Nervo óptico: é um nervo que, através dos cones e bastonetes, recebe impulsos nervosos eos levam até o cérebro, para que lá sejam interpretadas.
Anexos
Além dessas, o olho possui outras estruturas, que auxiliam no seu funcionamento e proteção, como os músculos oculares, pálpebras, cílios e sobrancelhas.
Os músculos oculares estão localizados ao redor do globo ocular. É através deles que se dá a movimentação dos olhos. Já as pálpebras são formadas por tecidos musculares e pele. Têm como função proteger e auxiliar na lubrificação, junto com as lágrimas. Por fim, os cílios e as sobrancelhas são pelos com função de proteger os olhos de partículas externas.