A produção de substâncias orgânicas como carboidratos e lipídios é de fundamental importância para a manutenção de processos metabólicos de organismos autótrofos (aqueles que produzem seus próprios alimentos).
Esses processos de síntese de compostos orgânicos são chamados de processos autotróficos. A Fotossíntese é o processo que utiliza a energia luminosa convertida em energia química (ATP) para a produção de matéria de orgânica.
Outro processo autotrófico é a quimiossíntese, que ocorre independente da energia luminosa, pois a energia utilizada para a produção de matéria orgânica é proveniente da degradação de compostos inorgânicos.
Os organismos quimiossintetizantes, também chamados de autoquimiossíntetizantes, são procariontes (bactérias e arqueias). Eles podem viver em ambientes com ausência de luz e matéria orgânica. A partir de reação de oxidação e redução, conseguem extrair energia proveniente de compostos inorgânicos à base de nitrogênio, ferro ou enxofre, utilizando essa energia para produzir matéria orgânica, geralmente glicídios e carboidratos.
A quimiossíntese utiliza além dos compostos inorgânicos,água e dióxido de carbono, que serão necessários na produção de carboidratos. O processo pode ser dividido em duas etapas:
- Geração de Energia a partir da degradação dos compostos inorgânicos;
- Geração de matéria orgânica utilizando a energia produzida na etapa anterior.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚