Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action Desktop
Biologia

Rins

Publicado por Jéssica Maciel | Última atualização: 19/6/2025
Quer saber quando a vaga ideal chegar? A gente te avisa!

Índice

Introdução

Os rins são dois órgãos que atuam no sistema excretor e se localizam abaixo da caixa toráxica, um de cada lado da coluna vertebral.

Tem aproximadamente 11 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura. Sua principal função é filtrar o sangue, produzindo aproximadamente 2 litros de urina por dia.

Action Médio

Função

Os rins têm função fundamental no sistema excretor humano. Eles são responsáveis por excretar através da urina as substâncias tóxicas, como por exemplo a ureia.

Também tem o papel de regular o equilíbrio ácido-base, mantendo o PH do sangue constante.

Além disso, os rins também regulam a quantidade de líquido corporal retirando excessos do organismo e a pressão sanguínea.

Funcionamento

Para que a filtração do sangue se inicie, uma quantidade de sangue chega a cada rim  proveniente da artéria renal, que é uma ramificação da artéria aorta.

O sangue segue pela artéria renal, que se ramifica em arteríolas e se conecta aos néfrons, onde ocorrerá a filtração. Após esse processo, o sangue continua seu caminho pelas veias renais.

Néfrons

Em cada rim humano existem milhares de néfrons, que são longos tubos com uma extremidade fechada e dilatada: a cápsula renal (cápsula de Bowman).

A parte do tubo que se conecta à cápsula renal é chamado de túbulo proximal, seguida pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal. O túbulo contorcido distal chega ao túbulo coletor, que recebe líquido proveniente de diversos néfrons.

Quando o sangue chega aos néfrons, o primeiro local no qual é depositado é a cápsula de Bowman, onde ocorre a filtração da água, glicose, aminoácidos, íons e ureia propiciadas pela pressão sanguínea.

Após esse processo, as substâncias filtradas, agora chamadas de filtrado glomerular, chegam ao túbulo proximal e então ocorre a reabsorção de água, glicose e aminoácidos.

Na alça de Henle ocorre o mesmo processo da absorção, agora de água e sódio. É dessa forma que o sangue consegue recuperar parte dos materiais que passaram do plasma para a cápsula renal.

Para completar o processo, a rede de capilares ao redor do túbulo distal secreta alguns materiais como drogas, amônia, íons H+, e ácido úrico, formando assim a urina que é lançada no túbulo coletor que está recebendo urina de vários outros néfrons. Esses tubos se agrupam e seu conteúdo é eliminado pela pelve renal.

Um hormônio chamado vasopressina (ou hormônio antidiurético - ADH) atua nos néfrons aumentando a reabsorção da água, permitindo que o organismo a conserve e, para isso, aumenta a concentração da urina e diminui seu volume.

Anatomia dos rins

Anatomia externa

Na região externa, os rins são revestidos por três camadas de tecido: a fáscia renal, a cápsula adiposa e a cápsula fibrosa.

  • A fáscia renal é uma condensação de tecido conjuntivo que prende o rim às estruturas adjacentes e o mantém em sua posição normal.
  • A cápsula fibrosa é um tecido conjuntivo liso e transparente que recobre o rim e mantém o seu formato protegendo-o.
  • A cápsula adiposa fica ao redor da cápsula fibrosa e contém uma grande camada de gordura. É separada em duas camadas pela fáscia renal, a gordura perirrenal e gordura pararrenal.

Anatomia interna

A região interna dos rins é chamada de córtex e mais internamente está a medula.

  • O córtex é a região dos rins localizado logo após a cápsula fibrosa. É no córtex renal que são encontrados os néfrons, estruturas fundamentais no processo de filtragem do sangue.
  • A medula é a parte mais interna do rim. Contendo tubos coletores e, assim como no córtex, milhares de néfrons. Nos tubos e nos néfrons ocorre a filtração e produção da urina.

Glândulas suprarrenais

As glândulas suprarrenais, também chamadas de adrenais, são glândulas endócrinas localizadas na parte superior dos rins. Elas são envolvidas por uma cápsula fibrosa e por gordura.

Possuem duas partes: o córtex e a medula suprarrenal. O córtex secreta os esteróides, enquanto a medula secreta adrenalina e noradrenalina, hormônios que influenciam no humor, ansiedade e sono dos indivíduos.

Exercício de fixação

Exercícios sobre Rins para vestibular

Passo 1 de 3

UEMG/2008

Observe, abaixo, o esquema de um sistema funcional humano.

Utilizando as informações desse esquema e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, NÃO está correto afirmar que:

A O sistema atua na regulação da pressão sanguínea.
B O órgão que filtra o sangue produz o hormônio antidiurético.
C Pela artéria renal, o sangue provém do coração, rico em excretas.
D A presença de glicose no ureter pode indicar disfunção pancreática.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail