Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Úlcera

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 23/4/2019

Introdução

As úlceras são fraturas que ocorrem em órgãos ou tecidos de qualquer região do corpo humanos, inclusive na pele. Seu desenvolvimento ocorre formando uma cratera esbranquiçada com bordas avermelhadas e de textura áspera, assumindo diversos estágios dependendo da gravidade.

Costumam ter o tamanho de uma moeda e podem ser mais superficiais ou mais profundas. Um tipo bastante comum de úlcera são as úlceras estomacais, que surgem na parede do estômago causando dores e mal estar.  

Tipos de úlcera

Embora as úlceras se caracterizem por serem feridas, de um mesmo formato, que podem ocorrer em qualquer local do corpo, popularmente e na comunidade médica a terminologia passou a ter um significado mais específico.

O uso dessa terminologia normalmente diz respeito às úlceras que ocorrem no trato digestivo. As úlceras mais comuns são:

  • Úlcera péptica: são úlceras expostas à pepsina. Ela se desenvolve na parede do duodeno ou do estômago, já que é onde a pepsina está presente junto ao ácido clorídrico.
  • Úlcera gástrica: são úlceras pépticas localizadas no estômago.
  • Úlcera duodenal: ocorre quando uma úlcera péptica se localiza no duodeno e se desenvolve na região da primeira parte do intestino delgado.
  • Úlcera esofágica: são úlceras que se desenvolvem na parte final do esôfago e comumente se associa ao refluxo ácido. 
  • Úlcera hemorrágica: é um tipo de úlcera bastante perigoso. Ocorre quando uma úlcera péptica se desenvolve e não é devidamente tratada. É o tipo mais grave de úlcera, podendo causar dores e complicações sérias. 

Causas

As úlceras acontecem principalmente quando o sistema de defesa da região afetada está alterado. Elas podem ser consequência direta de um quadro de gastrite pré-existente. 

O principal causador das inflamações é o ácido clorídrico presente no sistema digestório. Sua secreção pode ser desregulada por fatores emocionais e genéticos, uso de medicamentos e a presença de determinadas bactérias. Todos esses fatores estimulam a produção do ácido e aumentam as chances do aparecimento de úlceras. 

Sintomas

Os sintomas do surgimento de úlceras são bastante característicos. Ao menor sinal de um deles, é importante visitar um médico para que o diagnóstico possa ser feito de maneira profissional. 

  • Queimação: o sintoma mais característico da úlcera são as queimações no estômago, devido diversos fatores. 
  • Dores devido a fome: se manter de estômago vazio também pode desencadear a dor como um sintoma bastante presente. Ocorre normalmente entre as refeições e ao acordar.
  • Dor ao ingerir determinados alimentos: ingerir café, suco de laranja ou refrigerantes pode causar dor.
  • Arrotos: outro sintoma muito comum é o acúmulo de gases estomacais que forçam arrotos.
  • Inchaço na barriga: o inchaço na barriga também é um sintoma bastante presente em quadros de úlcera. 
  • Sangramento, vômito e náuseas: principalmente em quadros já avançados, de úlcera hemorrágica, acontece sangramento, vômito, náuseas e perda de apetite. Ainda assim, são sintomas pouco comuns quando as úlceras estão no começo.

Diagnósticos e tratamento

Para um diagnóstico preciso da existência da úlcera é necessário o uso de exames raios-X, endoscopia ou gastroscopia. Daí em diante, pode ser usado uma combinação entre uma biópsia e um exame de gastroscopia que poderá verificar a presença ou não de um câncer no estômago. 

Para o tratamento, é necessário o uso de antiácidos, antibióticos e a reeducação alimentar. Isso, porque a alimentação de uma pessoa portadora de úlcera deve ser feita em pequenas e leves refeições, evitando sempre os alimentos que podem estimular a produção do ácido. No tratamento, é importante também que seja feito repouso, isso para evitar situações de estresse que provocam o estímulo da produção de ácido gástrico.

Referência

MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

As úlceras são muito comuns no trato digestivo, mas também podem ocorrer em outros locais. Assinale a alternativa que diz corretamente o que são:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...