A bandeira é formada pelo retângulo verde, que faz referência à casa de Bragança de D. Pedro I, e o losango amarelo, em homenagem à dinastia Habsburgo-Lorena de D. Leopoldina. Ao centro, há o círculo azul, que referência ao Condado Portucale, com o lema positivista “Ordem e Progresso”.
As estrelas da bandeira remetem ao céu na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. As 27 estrelas também representam os estados brasileiros.
Quantas são as estrelas da bandeira do Brasil?
A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A posição de cada estrela é definida por lei e representam constelações reais. Por exemplo, a única estrela acima da faixa branca é a estrela Espiga e representa o estado do Pará, cuja a capital, Belém, na época, era a capital mais setentrional (ao norte) do país - hoje é a capital Boa Vista em Roraima. Já os estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo são representados pelas estrelas da constelação Cruzeiro do Sul.
As últimas estrelas a serem acrescentadas foram as dos estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins em 1992.
Cores da bandeira do Brasil
Como foi dito, o primeiro decreto publicado não fazia menção às cores. No entanto, “diz-se” que um agente diplomático do Brasil haveria explicado as cores da seguinte forma:
- Verde: referência à casa de Bragança, à qual D. Pedro I pertencia. Possivelmente, o verde teria sido escolhido para representar os Braganças em decorrência de ser essa a cor do dragão, figura associada à tal casa.
- Amarelo: cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual D. Leopoldina (esposa do imperador) pertencia.
- Azul e Branco: fazem referência ao condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado, Condado Portucale, foram escolhidas pelo d. Henrique da Borgonha.
É diferente do que muitos aprendem na escola: o verde, representando os campos verdes do país, o amarelo representando o ouro, a riqueza, e, por último, a esfera azul com as estrelas representando o céu.
Mesmo o decreto original estabelecido em 19 de novembro de 1889, diz:
"O Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil:
Considerando que as côres da nossa antiga bandeira recordam as luctas e as victorias gloriosas do exercito e da armada na defesa da patria;
Considerando, pois, que essas côres, independentemente da fórma de governo, symbolizam a perpetuidade e integridade da patria entre as outras nações;
DECRETA:
Art. 1º A bandeira adoptada pela Republica mantem a tradição das antigas côres nacionaes - verde e amarella - do seguinte modo: um losango amarello em campo verde, tendo no meio a esphera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido obliquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e ponteada por vinte e uma estrellas, entre as quaes as da constellação do Cruzeiro, dispostas da sua situação astronomica, quanto á distancia e o tamanho relativos, representando os vinte Estados da Republica e o Municipio Neutro; tudo segundo o modelo debuxado no annexo n. 1.[…]
Sala das sessões do Governo Provisorio, 19 de novembro de 1889, 1º da Republica."
Qual é o lema da bandeira do Brasil?
A esfera azul, localizada no centro da bandeira do Brasil, é cortada por uma faixa branca, na qual podemos ler, em letras verdes, o seguinte lema: "Ordem e Progresso".
Este lema foi inspirado em um trecho de autoria do sociólogo positivista Auguste Comte: “o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim”. Traduzida do francês, essa frase inspirou o lema que continha os ideais que influenciaram a criação da República.