Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Bandeira do Brasil

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 8/2/2020

Introdução

A bandeira do Brasil, como a conhecemos hoje, foi instituída em 1889, após a proclamação da República.

Bandeira do Brasil instituída após a Proclamação da República.

A bandeira brasileira é composta pela base verde, um losango amarelo e uma esfera azul no centro, perpassada por uma faixa amarela com o lema nacional em letras verdes.

No dia 19 de novembro, dia em que esta bandeira foi instituída, é comemorado o Dia da Bandeira.

História da bandeira do Brasil    

A atual bandeira do Brasil foi criada após a proclamação da República e substituiu a bandeira do Brasil Império. A bandeira foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.

As cores da nova bandeira continuaram as mesmas, mas o losango amarelo foi redimensionado, os símbolos do Império substituídos pela esfera azul com o lema positivista “Ordem e Progresso” e foram acrescentadas estrelas que representam os estados brasileiros. A bandeira foi instituída pelo presidente marechal Deodoro da Fonseca por meio de um decreto no dia 19 de novembro.

Primeira bandeira do Brasil    

A primeira bandeira oficial do Brasil foi criada após a independência do país de sua antiga colônia, Portugal. Criada pelo pintor Jean-Baptiste Debret, a pedido de D. Pedro, a bandeira tinha base verde, com losango amarelo e, em seu centro, o brasão de armas do príncipe e a coroa imperial.

A primeira bandeira oficial do Brasil foi criada após a independência.

Após D. Pedro I ter sido coroado imperador do Império do Brasil, um decreto institui a bandeira como a bandeira oficial. No entanto, o decreto não se detém muito sobre o significado de suas cores. 

Elementos da bandeira

A bandeira é formada pelo retângulo verde, que faz referência à casa de Bragança de D. Pedro I, e o losango amarelo, em homenagem à dinastia Habsburgo-Lorena de D. Leopoldina. Ao centro, há o círculo azul, que referência ao Condado Portucale, com o lema positivista “Ordem e Progresso”.

As estrelas da bandeira remetem ao céu na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. As 27 estrelas também representam os estados brasileiros.

Quantas são as estrelas da bandeira do Brasil?    

A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A posição de cada estrela é definida por lei e representam constelações reais. Por exemplo, a única estrela acima da faixa branca é a estrela Espiga e representa o estado do Pará, cuja a capital, Belém, na época, era a capital mais setentrional (ao norte) do país - hoje é a capital Boa Vista em Roraima. Já os estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo são representados pelas estrelas da constelação Cruzeiro do Sul.

As últimas estrelas a serem acrescentadas foram as dos estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins em 1992.

Cores da bandeira do Brasil    

Como foi dito, o primeiro decreto publicado não fazia menção às cores. No entanto, “diz-se” que um agente diplomático do Brasil haveria explicado as cores da seguinte forma:

  • Verde: referência à casa de Bragança, à qual D. Pedro I pertencia. Possivelmente, o verde teria sido escolhido para representar os Braganças em decorrência de ser essa a cor do dragão, figura associada à tal casa.
  • Amarelo: cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual D. Leopoldina (esposa do imperador) pertencia.
  • Azul e Branco: fazem referência ao condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado, Condado Portucale, foram escolhidas pelo d. Henrique da Borgonha.

É diferente do que muitos aprendem na escola: o verde, representando os campos verdes do país, o amarelo representando o ouro, a riqueza, e, por último, a esfera azul com as estrelas representando o céu. 

Mesmo o decreto original estabelecido em 19 de novembro de 1889, diz:

"O Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil: 
Considerando que as côres da nossa antiga bandeira recordam as luctas e as victorias gloriosas do exercito e da armada na defesa da patria;
Considerando, pois, que essas côres, independentemente da fórma de governo, symbolizam a perpetuidade e integridade da patria entre as outras nações;
DECRETA:
Art. 1º A bandeira adoptada pela Republica mantem a tradição das antigas côres nacionaes - verde e amarella - do seguinte modo: um losango amarello em campo verde, tendo no meio a esphera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido obliquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e ponteada por vinte e uma estrellas, entre as quaes as da constellação do Cruzeiro, dispostas da sua situação astronomica, quanto á distancia e o tamanho relativos, representando os vinte Estados da Republica e o Municipio Neutro; tudo segundo o modelo debuxado no annexo n. 1.[…] 
Sala das sessões do Governo Provisorio, 19 de novembro de 1889, 1º da Republica."

Qual é o lema da bandeira do Brasil?    

A esfera azul, localizada no centro da bandeira do Brasil, é cortada por uma faixa branca, na qual podemos ler, em letras verdes, o seguinte lema: "Ordem e Progresso".

Este lema foi inspirado em um trecho de autoria do sociólogo positivista Auguste Comte: “o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim”. Traduzida do francês, essa frase inspirou o lema que continha os ideais que influenciaram a criação da República.

Hino à Bandeira 

O Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac (1865-1918), música de Francisco Braga (1868-1945) foi apresentado pela 1ª vez em 9/11/1906.

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz.
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagrado
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Sobre a imensa Nação brasileira
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Quais são os símbolos e cores da bandeira do Brasil?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...