Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Copas do Mundo

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 22/11/2019

Introdução

Copa do Mundo é considerada a mais importante competição internacional de futebol. É organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e ocorre no intervalo de 4 anos

Taça da Copa do Mundo

O Brasil  é conhecido como  o “país do futebol”, e essa fama também está relacionada com sua participação e prêmios na Copa do Mundo. 

A Copa do Mundo também coleciona eventos históricos importantes, que marcaram contextos de guerras e determinadas figuras conhecidas por nós.

É importante notar que versamos aqui sobre as Copas do Mundo do Futebol Masculino, mas também temos as competições de Copas do Mundo do Futebol Feminino.

Surgimento

O início da Copa do Mundo está relacionado ao surgimento da FIFA, federação que atua para divulgar e propagar o futebol. Desse modo, a primeira competição deu-se em 1930. Jules Rimet é considerado o grande idealizador e organizador do evento.

Treze seleções se candidataram para essa primeira competição, em 1930, que foi realizada no Uruguai, que era bicampeão olímpico na época: EUA, México, Peru e Uruguai, Romênia, Iugoslávia e França, Bélgica, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai.

A primeira Copa do Mundo no Brasil

O Brasil é o país que mais venceu a Copa do Mundo, com cinco títulos, seguido pela Itália e pela Alemanha, com 4 títulos. 

Há alguns acontecimentos que marcaram a participação do Brasil nas Copas do Mundo. Um exemplo é o “Maracanaço”, em 1950, quando a seleção perdeu para o Uruguai de 2x1 em terras brasileiras.     

Acontecimentos históricos e Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 1934, em plena Segunda Guerra Mundial, aconteceu na Itália. Na época, sob o comando do ditador Benito Mussolini, o evento foi uma forma de promover o governo fascista do líder Italiano. Os árbitros, ao entrarem em campo faziam saudações a Mussolini, sinalizando e chamando atenção para sua figura e poder.

Em 1950, ano em que o Brasil foi para a final mas perdeu para o Uruguai, a Copa foi sediada no Brasil, e estávamos Governo Vargas, pós-Estado Novo, com o presidente eleito por meio de votação.

Copa do Mundo do Futebol Feminino

A Copa do Mundo do Futebol Feminino também é organizada pela FIFA e começou a ocorrer em 1991

Em 1991, essa Copa foi sediada na China, tendo como campeã a seleção dos Estados Unidos.

Assim como a Copa do Mundo do Futebol Masculino, a de Futebol Feminino também é realizada de 4 em 4 anos.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...