Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Dia da Árvore

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 8/2/2020

Introdução

No Brasil, comemora-se o “Dia da Árvore” em 21 de setembro. Essa data é próxima ao início da primavera, que ocorre no dia 23 de setembro no hemisfério sul.

O dia da árvore, 21 de setembro, tem como intuito a conscientização das pessoas.

O principal intuito do dia da árvore é a conscientização das pessoas para a preservação das árvores, e também da natureza como um todo.

Considerando a importância das árvores para a umidificação do ar, produção de oxigênio e redução das temperaturas, essas plantas lenhosas da natureza também são abrigo para animais e lugar que proporciona sombra no ambiente.

História do Dia da Árvore

No dia 10 de abril de 1872, o jornalista e político Julius Sterling Morton (1832-1902), plantou uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

Este dia ficou conhecido como “Day Arbol”, uma data marcada para a conscientização das pessoas em função do desmatamento que provoca destruição da biodiversidade.

Os problemas ambientais decorrentes da destruição das árvores chamaram atenção de vários países que instituíram o dia da árvore próximo à chegada da primavera.

No Brasil, instaurou-se o decreto n° 55.795, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco, em 24 de fevereiro de 1965, estabelecendo o Dia da Árvore.

Esse tipo de iniciativa tem se tornado cada vez mais importante para criar um sentido coletivo de defesa do meio ambiente, como no último grande incêndio na Floresta Amazônica, no ano de 2019.

Dia Mundial das Florestas e da Árvore é comemorado dia 21 de março. Nessa data, ocorrem diversas ações ligadas ao meio ambiente, programas de sensibilização e conscientização da população em vários lugares do mundo.

Importância das árvores

As árvores são indispensáveis para a nossa existência e para a existência de muitos animais e outros elementos que compõem a flora. As árvores realizam um importante processo no qual produzem oxigênio: a fotossíntese.

Vale destacar que as árvores não devem ser consideradas o “pulmão do mundo”, uma vez que elas produzem oxigênio, mas, assim como nós, o consomem através do processo da respiração, em que liberam CO2.

As árvores têm não apenas importância ambiental, mas também, importância econômica. São usadas, por exemplo, na construção de casas e móveis. Elas nos fornecem a celulose, substância utilizada na fabricação de papel. Algumas espécies de árvores podem ser usadas na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos, de acordo com os compostos que produzem.

Já imaginou um mundo sem árvores? Com certeza os dias teriam temperaturas mais elevadas e a umidade seria mais baixa. A erosão do solo seria muito mais contundente e a muitas plantas e animais que dependem das árvores para sobreviver também não existiriam.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...