No dia 10 de abril de 1872, o jornalista e político Julius Sterling Morton (1832-1902), plantou uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.
Este dia ficou conhecido como “Day Arbol”, uma data marcada para a conscientização das pessoas em função do desmatamento que provoca destruição da biodiversidade.
Os problemas ambientais decorrentes da destruição das árvores chamaram atenção de vários países que instituíram o dia da árvore próximo à chegada da primavera.
No Brasil, instaurou-se o decreto n° 55.795, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco, em 24 de fevereiro de 1965, estabelecendo o Dia da Árvore.
Esse tipo de iniciativa tem se tornado cada vez mais importante para criar um sentido coletivo de defesa do meio ambiente, como no último grande incêndio na Floresta Amazônica, no ano de 2019.
O Dia Mundial das Florestas e da Árvore é comemorado dia 21 de março. Nessa data, ocorrem diversas ações ligadas ao meio ambiente, programas de sensibilização e conscientização da população em vários lugares do mundo.