Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Dia Mundial da Água

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/11/2018

Introdução

O Dia Mundial da Água (DMA) é comemorado em 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992. A partir do ano de 1993 a data passou a ser oficialmente comemorada.

O dia comemorativo foi criado com o objetivo de alertar a população mundial para a preservação dos bens naturais, sobretudo da água. A criação da data também tem como objetivo a necessidade do uso consciente desse bem natural, já que o uso indiscriminado e pouco cuidadoso da água pode trazer sérias consequências para a vida humana e para o planeta Terra.

Apesar da água ser abundante em nosso planeta, cerca de 70% de toda a superfície terrestre, a quantidade disponível para uso é muito pequena. Boa parte da água existente no planeta está congelada ou faz parte dos oceanos. Por isso, a quantidade de água potável e viável para consumo é muito baixa.

Além da baixa quantidade de água potável, a população mundial ainda enfrenta problemas relacionados com a pouca qualidade da água existente. A poluição afeta o consumo ao gerar riscos para a saúde. Anualmente, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de 1400 crianças menores de cinco anos morrem em decorrência da falta de acesso à água potável e saneamento básico.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Também no ano de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água. O documento apresenta dez artigos que apontam a importância da água e a necessidade de preservação do recurso hídrico. Os dez artigos apresentados no documento são:

“Art. 1º: A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2º: A água é a seiva do nosso planeta, ou seja, é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.

Art. 3º: Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Art. 4º: O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5º: A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8º: A utilização da água implica no respeito à lei.

Art. 9º: A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º: O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.”

Os artigos abordam de maneira clara e direta a importância e relevância da água para o desenvolvimento da vida no planeta Terra, bem como apontam a importância econômica da água e a necessidade de preservação.

Temas do Dia Mundial da Água

Desde 1994, a ONU escolhe um tema para pautar as celebrações do Dia Mundial da Água. Além das celebrações, a Organização das Nações Unidas organiza palestras, debates, discussões e ações ao redor do mundo ligadas ao tema definido para o ano.

O primeiro tema definido pela ONU em 1994 foi: “Cuidar de Nossos Recursos Hídricos é a Função de cada um”. Os temas escolhidos para 2017 e 2018 foram respectivamente: “Água Residual” e “Soluções Naturais Para a Água”. 

Assim como nos outros anos, os temas são pontos iniciais para as discussões anuais relacionadas principalmente ao combate aos agentes poluidores e pela garantia de preservação e acesso à água de qualidade.


Exercícios

Exercício 1
(UNIFEI)

À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas, como no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...