Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Festa Junina

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Gabriela Costa Costa Publicado por Gabriela Costa Costa
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

Festa Junina, como o nome já diz, é uma comemoração anual que ocorre no mês de junho. Ela é a segunda maior festa brasileira, ficando atrás apenas do Carnaval. 

Conjunto de ícones festa junina Vetor grátis

Aa comemorações começam no dia de Santo Antônio, dia 12 de julho, se estendem pelos dias 23 e 24, dia de São João e terminam no dia 29, no dia de São Pedro. Com danças, brincadeiras e comidas de dar água na boca, a Festa Junina teve origem na Europa. Uma surpresa para todos! Ao longo do tempo ela foi ganhando novos significados e tradições.

Índice

Origem

É muito difícil falar, ao certo, da origem das manifestações culturais. No entanto, muitos estudos indicam um parentesco entre nossas tradicionais festas juninas e as festas pagãs do século XVI da Europa.

Tais festas comemoravam a chegada do verão, o que explica comemorarmos a Festa Junina no inverno, considerando as inversões das estações no hemisfério norte e hemisfério sul. 

As festas foram cristianizadas ainda na Europa e incorporadas no calendário de celebrações católicas. Associada a alguns santos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, as tais festividades popularizam a própria religião.

Durante o período de colonização portuguesa no Brasil, a Festa Junina foi popularizada em terras brasileiras. Misturaram-se a tradições sertanejas e a diversos elementos do interior do país. 

Hoje em dia costuma-se associar a Festa Junina mais à cultura popular do que a religião. O que não significa que a primeira exclui a segunda. No entanto, podemos dizer que muitas pessoas que não são católicas participam de Festas Juninas.     

Comidas, brincadeiras, danças e músicas!

Uma das partes preferidas de muita gente é a comida da festa junina! É tempo de preparar a pamonha, o curau, a canjica, o bolo de milho, a pipoca, a paçoca, o arroz-doce, o cachorro quente, o cuscuz, o bolinho caipira... 

Além disso, tem as bebidas! O quentão, o vinho quente e a meia de seda. 

Para decorar a festa, as famosas bandeirinhas são colocadas no teto. As brincadeiras variam conforme a região, assim como as danças e músicas. Temos a boca do palhaço, a pescaria, correio elegante, a argola, entre outras!

Temos várias danças, mas a mais conhecida delas é a quadrilha. 

Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail