Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Festa Junina

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 9/12/2019

Introdução

Festa Junina, como o nome já diz, é uma comemoração anual que ocorre no mês de junho. Ela é a segunda maior festa brasileira, ficando atrás apenas do Carnaval. 

Conjunto de ícones festa junina Vetor grátis

Aa comemorações começam no dia de Santo Antônio, dia 12 de julho, se estendem pelos dias 23 e 24, dia de São João e terminam no dia 29, no dia de São Pedro. Com danças, brincadeiras e comidas de dar água na boca, a Festa Junina teve origem na Europa. Uma surpresa para todos! Ao longo do tempo ela foi ganhando novos significados e tradições.

Origem

É muito difícil falar, ao certo, da origem das manifestações culturais. No entanto, muitos estudos indicam um parentesco entre nossas tradicionais festas juninas e as festas pagãs do século XVI da Europa.

Tais festas comemoravam a chegada do verão, o que explica comemorarmos a Festa Junina no inverno, considerando as inversões das estações no hemisfério norte e hemisfério sul. 

As festas foram cristianizadas ainda na Europa e incorporadas no calendário de celebrações católicas. Associada a alguns santos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, as tais festividades popularizam a própria religião.

Durante o período de colonização portuguesa no Brasil, a Festa Junina foi popularizada em terras brasileiras. Misturaram-se a tradições sertanejas e a diversos elementos do interior do país. 

Hoje em dia costuma-se associar a Festa Junina mais à cultura popular do que a religião. O que não significa que a primeira exclui a segunda. No entanto, podemos dizer que muitas pessoas que não são católicas participam de Festas Juninas.     

Comidas, brincadeiras, danças e músicas!

Uma das partes preferidas de muita gente é a comida da festa junina! É tempo de preparar a pamonha, o curau, a canjica, o bolo de milho, a pipoca, a paçoca, o arroz-doce, o cachorro quente, o cuscuz, o bolinho caipira... 

Além disso, tem as bebidas! O quentão, o vinho quente e a meia de seda. 

Para decorar a festa, as famosas bandeirinhas são colocadas no teto. As brincadeiras variam conforme a região, assim como as danças e músicas. Temos a boca do palhaço, a pescaria, correio elegante, a argola, entre outras!

Temos várias danças, mas a mais conhecida delas é a quadrilha. 

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...