Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Mona Lisa

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Bianca Ferraz Publicado por Bianca Ferraz
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

Mona Lisa é a grande pintura do artista Leonardo da Vinci, que viveu no período do Renascimento na Itália. A obra começou a ser pintada no ano de 1503 e é reconhecida, entre outras razões, pelo uso da técnica do sfumato, uma das grandes contribuições artísticas de Da Vinci.

O título da pintura, Mona Lisa, significa, de forma literal, Senhora Lisa, mas, além desse nome, a obra é conhecida por diversas outras maneiras. La Gioconda, em italiano; La Joconde, em francês; e A Gioconda, em tradução para o português, que significa “a sorridente”. É conhecida, também, como Mona Lisa del Giocondo, cujo significado é Senhora Lisa, esposa de Giocondo.

Essa obra mundialmente reconhecida e aclamada traz um retrato de uma mulher. A mulher na tela parece introspectiva e tímida. Além disso, ela tem um sorriso discreto.

O sorriso da Mona Lisa é um dos aspectos mais famosos e comentados a respeito deste quadro de Da Vinci. O sorriso discreto, ainda que restrito, é considerado sedutor, e despertou inúmeras teorias acerca do quadro - tornando-se, sem dúvidas, um dos maiores motivos de debate no mundo da arte.

Os debates acerca do quadro fazem com que ele seja um dos mais valiosos do mundo e envolvem elogios, críticas, questionamentos e controvérsias em relação à obra. Embora a teoria mais aceita seja a de que o quadro retrata Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, há teorias que sugerem que a mulher retratada seria, na verdade, Isabel de Aragão ou, até mesmo, o próprio Leonardo da Vinci vestido de mulher.

Um dos grandes destaques da obra diz respeito ao uso da técnica artística do sfumato, utilizada com o intuito de gerar gradientes suaves entre as tonalidades. O termo sfumato tem origem italiana, com sfumare, que significa “de tom baixo”, ou “evaporar como fumaça”.

Além do sorriso misterioso, que gerou dúvidas sobre o estado de ânimo da mulher retratada, outros componentes marcantes do quadro são a paisagem desfocada, que é mais baixa no lado esquerdo do que no direito do quadro, e os contrastes entre claro e escuro.

Hoje, a Mona Lisa está exposta no Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, e atrai grande número de visitantes de todos os lugares do mundo.

Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci (1452-1519), ou Leonardo da Vinci, como é conhecido, foi uma das figuras mais célebres do período renascentista italiano. Sua atuação não se restringiu a uma única área, por isso, é considerado um polímata.

Da Vinci atuou como engenheiro, matemático, cientista, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Ficou conhecido, também, por seus estudos em aviação e balística, tornando-se o precursor dessas áreas.

Pelo seu vasto conhecimento, da Vinci pode ser considerado o arquétipo do homem renascentista, cuja curiosidade é insaciável, o que o leva a buscar diversos objetos de estudo e pesquisa.

Como pintor, poucas de suas obras chegaram até nós, devido aos diversos experimentos que da Vinci realizava com técnicas artísticas e que, por vezes, acabavam por danificar suas pinturas. Dentre as pinturas que restaram, as mais célebres são Mona Lisa e A última ceia.

Renascimento

Renascimento (ou Renascença ou, ainda, Renascentismo) foi um período histórico da Europa em que houve grande efervescência cultural. Nessa época, houve também grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e religiosas. Trata-se de um período de passagem entre a cultura medieval e a moderna, baseada no capitalismo.

O nome Renascimento é justificado pelo desejo de retomar as influências da Antiguidade Clássica, fazendo-as renascer. Em consonância a isso, ocorreu a valorização da racionalidade, da ciência e da natureza em oposição ao misticismo e do dogmatismo religioso.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
(UNEMAT/2012)

O contexto da realização da Gioconda (Mona Lisa) é relativamente bem conhecido. Para a disposição formal da Gioconda, o artista baseou-se em exemplos de retratos florentinos dos finais do século XV, ou seja, o foco no busto voltado cerca de dois terços para o observador, ornado por vezes com duas colunas que faziam a transição para um fundo com paisagem. Sobre essa produção artística, que se localiza nas artes visuais (artes plásticas), é correto afirmar:

A O autor da obra é Leonardo da Vinci, que a produziu em óleo sobre choupo, 77X53 cm, encontrada hoje em Paris (França), no museu do Louvre.
B Miguel ngelo produziu a obra na Renascença e hoje podemos visualizá-la no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, residência oficial do Papa.
C Trata-se de uma produção artística de Sandro Botticelli, pintor italiano modernista que muito influenciou a pintura do século XX.
D Picasso produziu a obra nos moldes renascentistas e podemos ter acesso à pintura no museu do Louvre, em Paris, França.
E Anita Malfatti produziu a obra no Brasil e encaminhou para fazer parte do acervo do museu do Louvre, em Paris, França, em pleno período modernista.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail