Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Planetas

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/5/2019

Introdução

A definição mais recente do que é um planeta foi dada pela União Astronômica Internacional (IAU), no início dos anos 2000. De acordo com os novos critérios, planeta é um corpo celeste que orbita uma estrelanão possui emissão de luz própria e é grande o suficiente para ter formato redondo.

Legenda: Os planetas no sistema solar.

A nova definição da IAU retirou em 24 de agosto de 2006 Plutão da categoria de planeta e passou a categorizá-lo como planeta anão. Os novos critérios divulgados pela IAU, no entanto, não foram aceitos por todos os astrônomos. Ainda em 2006, um grupo organizou um abaixo assinado de protesto aos novos critérios.

Os cientistas contrários afirmam que a nova definição de planeta afeta diretamente a maneira  como o sistema solar passa a ser entendido e a nova relação de organização em relação a outros sistemas. Enquanto a aceitação não é unanimidade em meio a comunidade astronômica, a IAU continua promovendo estudos que defendem os novos critérios de classificação.

Formação

A teoria mais aceita entre cientistas e astrônomos afirma que os planetas teriam se formado a partir da explosão de uma nebulosa, que teria se transformado em uma onda de gases e partículas de diversos tamanhos. 

Após a destruição da nebulosa, iniciou-se um processo de colisão de partículas, que deram origem aos primeiros embriões planetários. As constantes colisões entre as partículas de diversos tamanhos e os embriões planetários teria dado origem aos planetas.

Com a força do impacto, logo após a formação, os planetas teriam altíssimas temperaturas tanto em seus núcleos quanto em suas superfícies, apenas com o passar de milhares de anos é que as estruturas planetárias resfriaram-se .

Planetas Rochosos e Gasosos

De acordo com a composição os planetas são divididos em duas grandes categorias:

  • Planetas Telúricos ou Terrestres: São em sua maioria, compostos por rochas ou partículas sólidas. São os planetas mais próximos ao sol. Os quatro planetas terrestres são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
  • Planetas Jovianos ou Gasosos: São planetas constituídos basicamente por gases, por isso, possuem massa menor que a dos planetas terrestres. Os planetas gasosos têm menor quantidade de rochas e partículas. São eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, devido a distância do sol apresentam as menores temperaturas.

Plutão que era considerado um Planeta gasoso foi rebaixado à categoria de planeta anão em 24 de agosto de 2006. A mudança de categoria aconteceu após a publicação dos novos critérios da IAU para a classificação de planetas.

Os planetas do sistema solar     

Atualmente o sistema solar conta com oito  planetas com características distintas. São eles por ordem crescente de distância do sol:

  • Mercúrio: É o planeta rochoso mais próximo do sol, por isso apresenta atmosfera rarefeita e temperatura na superfície que chega a 400ºC. O movimento de rotação dura 59 dias e o do translação 87 dias.
  • Vênus:  O segundo planeta mais próximo do sol, é também um planeta rochoso e assim como Mercúrio não apresenta nenhum satélite. Graças a suas características atmosféricas, a temperatura de Vênus chega a 480ºC. O movimento de rotação do planeta dura 243 dias e o de translação 225 dias.
  • Terra: Terceiro planeta rochoso do sistema. A temperatura da atmosfera gira em torno dos 15ºC, o que possibilitou o surgimento e desenvolvimento da vida. Possui um satélite e  rotação terrestre têm duração de 24 horas e a translação 365 dias e 6 horas.
  • MarteQuarto Planeta rochoso do sistema solar, Marte é o planeta mais visível da Terra. Possui dois satélites naturais. Marte tem sido alvo de várias pesquisas e visitas para analisar a presença de água e a possibilidade de surgimento de vida. A rotação do planeta é de 24 horas e 37 minutos e a translação de 687 dias.    
  • JúpiterPlaneta gasoso formado em sua maioria por hidrogênio. Júpiter é o maior planeta do sistema solar e possui o maior número de satélites, 67 no total. A temperatura da superfície chega a -150ºC. A rotação do planeta dura 9 horas e 55 minutos e a translação 12 anos.  
  • Saturno: O planeta gasoso é o segundo maior do sistema solar. É conhecido por seus anéis formados de gases, rocha, gelo e poeira e ficam em torno do planeta. Saturno tem ao todo 62 luas como satélite. A rotação do planeta tem duração de 10 horas e 14 minutos e a translação 30 anos.
  • Urano: Terceiro maior planeta gasoso do sistema solar, tem em sua superfície temperaturas que chegam a -185ºC. A rotação dura cerca de 17 horas e a translação cerca de 177 anos.
  • Netuno: É o planeta mais distante do sol com temperatura média de -200ºC. É um planeta gasoso formado em sua maioria por hélio, amônia, hidrogênio, água e metano. A rotação do planeta dura cerca de 16 horas e a translação 164 anos.     

Referências

SOBEL, Dava. Os planetas. Companhia das letras. 2006


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2004)

Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...