Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Saúde mental

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 11/3/2019

Introdução

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física

É comum que as pessoas desejem umas às outras, em ocasiões como aniversários e outras datas festivas, saúde. No entanto, o conceito de saúde, muitas vezes, é mais amplo do que o senso comum imagina.


Segundo os dicionários, saúde é um estado em que o organismo se encontra em equilíbrio com o ambiente, sendo, assim, capaz de dar continuidade à vida. A saúde pode ser definida, também, como a condição de quem está saudável.

Quando se fala em saúde, é normal pensar em seu oposto: a doença. Diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, todos estes são problemas que podem afetar a saúde de uma pessoa. Contudo, além deles, há, ainda, a questão da saúde mental, que tem sido cada vez mais abordada nos dias atuais.

A saúde mental não se relaciona somente à ausência de doenças mentais (tais como a depressão, a ansiedade e as dependências químicas, por exemplo), mas tem a ver com o modo que o indivíduo reage às experiências que vive, lidando com diferentes sentimentos e emoções.

Assim, além da não ocorrência de doenças mentais, a saúde mental envolve a qualidade da vida cognitiva de um indivíduo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que não existe uma definição oficial para o termo “saúde mental”, visto que diferenças culturais e julgamentos subjetivos são elementos que podem modificar o modo como esse conceito é definido.

Saúde mental no Brasil

Nos últimos anos, a preocupação com a questão da saúde mental vem aumentando. Com isso, mais programas de apoio e políticas públicas tendem a ser desenvolvidas para garantir a saúde mental das pessoas.

No Brasil, há algumas iniciativas com o intuito de garantir à população a saúde mental, ainda que grande parte das ações existentes se concentrem na solução de problemas desse âmbito, não em sua prevenção.

Veja algumas das iniciativas já existentes no país e que compõem a Política Nacional de Saúde Mental, um programa do governo federal que é coordenado pelo Ministério da Saúde:

  • Centro de Valorização da Vida (CVV): o CVV realiza apoio emocional e de prevenção ao suicídio. Os atendimentos são feitos por voluntários, por meio de ligações telefônicas, e-mails e chat, sob sigilo. Para contatar o CVV, basta ligar, de forma gratuita, para o número 188, ou acessar o site www.cvv.org.br. O serviço funciona 24 horas todos os dias.
  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): os CAPS fazem parte da RAP (Rede de Atendimento Psicossocial). São formados por equipes multiprofissionais, ou seja, contam com diferentes profissionais, valorizando a interdisciplinaridade. Nesses centros, são realizados atendimentos a pessoas com sofrimentos ou transtornos mentais, em substituição ao modelo asilar, no qual esses pacientes eram mantidos em manicômios.
  • Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT): Os SRT são serviços oferecidos a pacientes que saíram de internações psiquiátricas de longa duração e que não têm suporte social. Além disso, atendem pacientes com transtornos mentais em situação de vulnerabilidade.
  • Ambulatórios Multiprofissionais de Saúde Mental: são ambulatórios que contam com psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam no tratamento de pessoas com transtornos mentais, formando uma equipe multidisciplinar.
  • Comunidades terapêuticas: é um serviço que oferece cuidados contínuos com a saúde e possui caráter residencial transitório. Seu público-alvo é formado, principalmente, por dependentes químicos com necessidades clínicas estáveis.

Janeiro branco

O janeiro branco é uma iniciativa que visa a conscientização sobre a importância da saúde mental. Essa campanha foi criada por psicólogos brasileiros, com o intuito de instigar nos indivíduos um maior cuidado com a saúde mental.

A escolha do mês de janeiro se deve ao fato de ser o mês em que muitas pessoas estão focadas nas resoluções de ano novo, sendo, então, um bom momento para introduzir ou intensificar esse tipo de cuidado consigo mesmo.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Qual é o nome da iniciativa promovida por psicólogos brasileiros a fim de conscientizar sobre a saúde mental?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...