A saúde mental é tão importante quanto a saúde física
É comum que as pessoas desejem umas às outras, em ocasiões como aniversários e outras datas festivas, saúde. No entanto, o conceito de saúde, muitas vezes, é mais amplo do que o senso comum imagina.
Segundo os dicionários, saúde é um estado em que o organismo se encontra em equilíbrio com o ambiente, sendo, assim, capaz de dar continuidade à vida. A saúde pode ser definida, também, como a condição de quem está saudável.
Quando se fala em saúde, é normal pensar em seu oposto: a doença. Diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, todos estes são problemas que podem afetar a saúde de uma pessoa. Contudo, além deles, há, ainda, a questão da saúde mental, que tem sido cada vez mais abordada nos dias atuais.
A saúde mental não se relaciona somente à ausência de doenças mentais (tais como a depressão, a ansiedade e as dependências químicas, por exemplo), mas tem a ver com o modo que o indivíduo reage às experiências que vive, lidando com diferentes sentimentos e emoções.
Assim, além da não ocorrência de doenças mentais, a saúde mental envolve a qualidade da vida cognitiva de um indivíduo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que não existe uma definição oficial para o termo “saúde mental”, visto que diferenças culturais e julgamentos subjetivos são elementos que podem modificar o modo como esse conceito é definido.