Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Televisão digital

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 4/1/2020

Introdução

Não faz muito tempo, assistimos à efervescência da televisão digital no mercado brasileiro.

A televisão é um dos principais meios de comunicação do mundo, e sua atualização da tecnologia analógica para a digital é algo inovador.

Embora haja muita discussão acerca dos preços altos e da democratização da televisão digital, as melhorias na qualidade da imagem, da transmissão e de interatividade fizeram sucesso.

Histórico

Os trabalhos com a televisão digital iniciaram em 1970, no Japão. A emissora de TV japonesa Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) apoiou os cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories no projeto para a melhoria da tecnologia da televisão.

Além do modelo japonês, houve uma longa disputa entre os padrões americano e europeu. A ideia era ver qual deles proporcionava maiores vantagens.

Entre as melhorias da televisão digital, temos: a alta qualidade e formato da imagem, sem chuviscos e mais próxima à tela do cinema; e, também, a melhoria da qualidade de som.

Televisão no Brasil

A televisão digital chegou em 2007 no Brasil, com direito a discursos e oficializações nacionais. O país optou pelo padrão japonês, devido ao seu custo benefício. No entanto, o valor da televisão digital é, ainda assim,  muito superior ao da analógica.

Discute-se, inclusive, a democratização do acesso a essa nova tecnologia. Para esta finalidade, os conversores para a televisão digital já estão sendo comercializados no Brasil. 

Os conversores são aparelhos que possibilitam um televisor analógico a captar as imagens do sistema digital, de modo que, mesmo com uma televisão analógica, seja possível “receber” sinal digital. No entanto, os conversores não conseguem garantir a qualidade que a televisão digital promete.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...