Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Física

Astigmatismo

Miguel Bertelli
Publicado por Miguel Bertelli
Última atualização: 7/5/2019

Introdução

Astigmatismo é uma doença oftalmológica que afeta a visão de objetos próximos e distantes, ou seja, uma pessoa com astigmatismo tem dificuldade para ver nitidamente objetos a qualquer distância.

Ela é causada por irregularidades na córnea ou no cristalino, e essas irregularidades vão fazer com que tenha mais de um ponto focal depois que os raios de luz são refratados pelo cristalino.

Justamente por ter mais de um ponto focal, a imagem vai se formar em diversos pontos na retina, e por isso uma pessoa com astigmatismo vai ver objetos com uma forma distorcida ou desfocada a qualquer distância.

Para corrigir esse defeito de visão são usadas as lentes cilíndricas.

Anatomia do olho

Para entendermos a miopia, vamos dividir o olho em quatro regiões principais: cristalino, pupila, retina e músculo ciliar.

Cristalino

O cristalino se encontra na parte frontal do olho, é transparente e gelatinoso. Ele funciona como uma lente, sendo biconvexa e convergente.

Pupila

A pupila é um orifício que se encontra na parte frontal do olho. Esse orifício tem um diâmetro regulável, funcionando como um diafragma, de forma a controlar a quantidade de luz que entra pelo olho. Como não há nenhum tipo de iluminação dentro dos olhos, o orifício aparenta ser preto.

Retina

Na retina temos os cones e bastonetes, que são células foto-receptoras. O cristalino vai projetar a imagem na retina, e assim a imagem vai ser enviada para o cérebro.

Músculo ciliar

O músculo ciliar é um anel de músculo que comprime o cristalino. Quando o músculo comprime o cristalino, a distância focal é alterada.

Causas do astigmatismo

Um dos fatores que podem causar o astigmatismo é o ato de coçar os olhos. No geral, temos dois tipos de astigmatismo, e sua diferença se encontra em onde o defeito de curvatura se encontra, se é na córnea, ou no cristalino. São eles: 

  • Astigmatismo corneano: A córnea tem forma distorcida, não sendo uniforme, e também não tendo a curvatura que era para ter. 
  • Astigmatismo lenticular: Ocorre quando o cristalino tem forma distorcida, não sendo uniforme, e não tendo a curvatura que era para ter.

O astigmatismo pode ocorrer junto com outros problemas de visão, como a miopia e o hipermetropia.

Sintomas do astigmatismo

Uma pessoa com astigmatismo vai ver os objetos distorcidos estando eles próximos ou distantesDores de cabeçaolhos cansados e ardência nos olhos também são sintomas comuns no astigmatismo.

O primeiro sintoma, ou dificuldade de enxergar do astigmatismo que pode vir a aparecer é a dificuldade de ver bordas e linhas retas nitidamente, fazendo com que elas pareçam desfocadas.

Tratamento do astigmatismo

O astigmatismo tem três formas de tratamento, são eles: Óculos, lentes de contato ou cirurgia.

  • Óculos: no óculos ocorre o uso de lentes cilíndricas, para que os raios de luz se concentrem em uma superfície esférica que seja homogênea, e não uma superfície ovalada.
  • Lentes de contato: São lentes para colocar nos olhos que também são cilíndricas. Normalmente são utilizadas lentes tóricas, onde um lado é esférico, e outro cilíndrico.
  • Cirurgia refrativa: É um tipo de cirurgia para corrigir a formação de mais de um ponto focal na retina alterando a curvatura da córnea.

Lentes cilíndricas

As lentes cilíndricas são lentes que possuem pelo menos uma superfície que é formada por uma parte de um cilíndro.

Tipos de lente cilíndrica

Nas lentes cilíndricas, temos dois tipos diferentes de configuração:

  • Lentes plano-côncava: Tem um comprimento focal negativo, e são usadas para espalhar a luz, ou reduzir imagens.
  • Lentes plano-convexa: Tem um comprimento focal positivo, e são usadas para focar a luz.

Exercícios

Exercício 1
(UFPEL/2007)

O olho humano é um sofisticado sistema óptico que pode sofrer pequenas variações na sua estrutura, ocasionando os defeitos da visão.

Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.

  • No olho míope, a imagem nítida se forma atrás da retina, e esse defeito da visão é corrigido usando uma lente divergente.
  • No olho com hipermetropia, a imagem nítida se forma atrás da retina, e esse defeito da visão é corrigido usando uma lente convergente.
  • No olho com astigmatismo, que consiste na perda da focalização em determinadas direções, a sua correção é feita com lentes cilíndricas.
  • No olho com presbiopia, ocorre uma dificuldade de acomodação do cristalino, e esse defeito da visão é corrigido mediante o uso de uma lente divergente.
  • Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

    Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

    Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

    Carregando...