Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Ebulição

Física - Manual do Enem
Gabriel Briguiet Publicado por Gabriel Briguiet
 -  Última atualização: 28/7/2022

Introdução

ebulição é um processo de mudança de estado físico sofrido por uma substância que passa do estado líquido para o estado gasoso

Diferentemente da evaporação, na qual a mudança de estado é lenta e na temperatura ambiente, a ebulição ocorre mais rapidamente, devido ao fornecimento de calor ao líquido. Durante a ebulição são observadas bolhas e agitação no líquido.

Água em ebulição na panela

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Índice

Ponto de ebulição

As substâncias puras sofrem mudança de estado físico a uma temperatura constante, chamada de ponto de ebulição. Por exemplo, ao medir a temperatura do início ao fim da ebulição da água, o valor será sempre 100 ºC. O valor dessa temperatura é variável de acordo com a substância, e é considerado à pressão atmosférica de 1 atm.

Após a ebulição terminar, a substância (agora gasosa) sofrerá aumento de temperatura caso continue recebendo calor.

Gráfico de aquecimento de uma substância pura

Para que ocorra a ebulição, é necessário fornecer calor ao líquido. A quantidade de calor a ser fornecida depende da massa de líquido e de uma constante, chamada calor de vaporização (ou calor latente de vaporização), que por sua vez depende da substância. A expressão para a quantidade de calor absorvido pelo líquido ao se transformar em vapor é:

$$ Q=m \cdot L_{v} $$

Pontos de ebulição (em Kelvin, e sob pressão de 1 atm) e calor de vaporização para diversas substâncias. (Retirado de HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física, volume 2: gravitação, ondas e termodinâmica. 8ª edição. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.)

Mistura azeotrópica

As misturas, ao contrário das substâncias puras, apresentam variação de temperatura durante a ebulição

Contudo, algumas misturas, denominadas azeotrópicasapresentam o comportamento igual ao de substâncias puras na ebulição, mantendo temperatura constante. O exemplo mais comum de mistura azeotrópica é o álcool, que é composto por etanol e água.

Gráfico de aquecimento de uma mistura azeotrópica

Pressão de vapor

pressão de vapor é a pressão exercida pelos vapores em equilíbrio químico com o líquido. O líquido entra em ebulição quando a pressão de vapor supera a pressão atmosférica que é exercida pelo ambiente contra o líquido.

Diagrama de fases

O ponto de ebulição é especificado à pressão de 1 atm. Para entender a influência da pressão sobre a ebulição, o diagrama de fases é uma ferramenta útil.

As temperaturas de ebulição de acordo com a pressão estão dispostos sob a curva de vaporização destacada abaixo. Percebe-se que quanto maior a pressão, maior a temperatura na qual ocorre a ebulição, e quanto menor a pressão, menor a temperatura para ocorrer a ebulição.

Efeito da altitude

Com o aumento da altitude, a pressão atmosférica diminui, estando o ar cada vez mais rarefeito. Essa diminuição de pressão faz com que a temperatura de ebulição também diminua.

Pode-se interpretar que como a pressão atmosférica é menor, a pressão de vapor supera a atmosférica mais facilmente. Também se entende que com menor pressão sobre o líquido, há menor resistência contra a saída do vapor das bolhas no líquido.

Panela de pressão

O funcionamento da panela de pressão se baseia na influência da pressão sobre a temperatura de ebulição. Estando completamente selada, a panela acumula os vapores conforme a água ferve. Devido a esse acúmulo de vapor, sem que haja escape, a pressão no interior se torna maior que a atmosférica, então a temperatura de ebulição da água também aumenta.

Dessa maneira, em vez de cozinhar os alimentos em uma temperatura de 100 ºC (na qual a água ferve sob pressão atmosférica), consegue-se utilizar água a cerca de 120 ºC, o que acelera o cozimento.

Para o funcionamento sob a pressão adequada, a panela de pressão apresenta duas válvulas para o escape do vapor em excesso.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFPEL-RS/2009

A panela de pressão é um recipiente que tem a finalidade de cozinhar os alimentos em menos tempo.

A aumente a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição diminua.
B aumente a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição aumente.
C diminua a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição aumente.
D aumente a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição se mantenha constante e igual a 100 °C.
E diminua a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição permaneça constante e igual a 100 °C
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail