eAo aproximarmos dois corpos que estão eletricamente carregados, pelo simples fato de eles apresentarem carga, eles vão exercer uma força um sobre o outro.
Essa força é denominada Força Elétrica, visto que a sua ocorrência está atrelada com a existência de carga elétrica nos corpos, e será de atração caso os corpos apresentem cargas de sinais contrários e de repulsão caso apresentem cargas de mesmo sinal.
Obter o módulo dessa força, entretanto, pode ser uma tarefa extremamente difícil, pois isso depende, inclusive, do formato dos corpos carregados.
No final do século XVIII, contudo, o físico francês Charles Augustin de Coulomb conseguiu encontrar uma fórmula matemática que determina a força elétrica entre duas cargas puntiformes, ou seja, entre cargas cujas dimensões são desprezíveis.
Ainda que essa fórmula seja válida para um único caso de corpos carregados, esse é o único caso abordado nos exames de vestibulares.
Desse modo, ela é de extrema importância para a Física e compõe a chamada Lei de Coulomb, que afirma que o módulo da força elétrica entre duas cargas puntiformes de cargas cujos módulos valem Q1 e Q2 separadas por uma distância d é dado por:
F=K.Q1.Q2d2F=K.Q1.Q2d2
Nesta equação, K é uma constante que depende do meio no qual estão imersas as cargas e é denominada Constante Eletrostática do Meio.
Essa constante está relacionada com outra constante característica do meio que será estudada futuramente em outros capítulos da Eletrostática, a qual é denominada Permissividade Absoluta do Meio (ϵ).
Essas duas constantes estão relacionadas conforme a seguinte equação:
K=14πεK=14πε
Na maioria dos exercícios dos vestibulares, o meio onde ocorre as interações entre as cargas é o vácuo. Neste meio, a constante eletrostática é representada por K0 e vale:
K=14πεK=14πε
De mesmo modo, a permissividade absoluta do vácuo é representada por ϵ0 e vale:
K0=9,0.109N.m2.C−2K0=9,0.109N.m2.C−2
Para meios diferentes do vácuo, é comum ser fornecida a permissividade relativa do meio, a qual é dada por:
\(\epsilon_{\gamma}=\frac{\epsilon}{\epsilon_0}\)
Foi observado que a constante eletrostática do vácuo é a maior dentre todos os meios. Isso implica que a Força Elétrica entre duas cargas será maximizada se elas estiverem localizadas no vácuo.
Também é constatado que a permissividade absoluta do vácuo é a menor possível, de modo que qualquer outro meio apresentará permissividade relativa maior que 1.