Também conhecido como SI, o sistema internacional de unidades abrange todas as unidades de medidas relacionadas às grandezas físicas mundialmente conhecidas.
Com o intuito de padronizar as unidades de medida ao redor do mundo e torná-las acessíveis a todas as pessoas, esse sistema foi desenvolvido na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas em 1960, na França. Portanto, o sistema internacional de unidade é utilizado tanto na ciência quanto no comércio, sendo assim, o mais utilizado atualmente.
Antigamente, na prática laboratorial, graças à lei zero da termodinâmica, era comum que os cientistas utilizassem a sua própria escala termométrica, originando várias unidades de medidas distintas, como as mais comuns hoje em dia - as unidades Rankine, Grau Celsius, Grau Fahrenheit etc.
Isso ocorria por que os cientistas julgavam algumas unidades mais convenientes para o seu trabalho. Isso também acontecia com outras unidades de medida além das de temperatura, como utilizar pés, polegadas, jardas etc.
As unidades de medidas também eram objetos de uso de comerciantes, para medir se algo seria muito custoso ou não. Contudo, para se comparar um produto com outro era conveniente que as medidas estivessem na mesma unidade, para evitar o trabalho de conversões, onde um erro poderia ocasionar perdas econômicas.
Devido a essa dificuldade encontrada na divergência do uso de unidades de medidas, a Conferência Geral de Pesos e Medidas, uma organização criada para avaliar as unidades de medidas, definiu o Sistema Internacional de Unidades (SI).
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚