Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

América Central

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 7/1/2019

Introdução

América Central é um subcontinente da América. Trata-se de um istmo que une a América do Norte a América do Sul e também de ilhas ao longo do Oceano Pacífico e Mar do Caribe, congregando vinte países.

A América Central tem seu limite determinado ao norte pelo México e ao Sul pela fronteira com a Colômbia, a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Oceano Pacífico.

Geograficamente a América Central é considerada um subcontinente pois está situada na placa tectônica caribeana e, por conta disso, não foi considerada como sendo parte da América do Norte.

América Central.

História e Colonização

A América Central, especificamente na região onde hoje está situada a Guatemala, era habitada pelos maias, povo que por volta de 200 d.C já havia desenvolvido uma organização social bem desenvolvida. 

A civilização Maia desenvolveu também calendário, escrita hieroglífica e um sistema médico e científico bastante desenvolvido para a época. Por volta de 850 d.C, bem antes da chegada dos colonizadores espanhóis, a civilização tinha chegado ao fim.

colonização da América Central data do início do século XVI, com a dominação das colônias Hispaniola e de Cuba. Posteriormente, a Capitania Geral da Guatemala foi dominada e a região passou a fazer parte do Vice-Reino da Nova Espanha, sob o comando do vice-rei, que comandava as colônia da Cidade do México. 

Os ingleses colonizaram também algumas regiões: Jamaica, Barbados, Belize e Guiana, houve também a colonização de áreas pelos franceses belgas.

independência dos países ocorreu através de revoltas e rebeliões, sendo as vitoriosas ocorridas entre 1817 e 1824. Entre 1838 e 1903, vários países da América Central declararam sua independência, sendo o Panamá, o último deles, em 1903.

No Haiti, colônia francesa, a luta pela independência foi comandada por escravos, que lutavam também pelo fim da escravidão. A luta foi inspirada nos ideais de igualdade e liberdade da Revolução Francesa. Os negros lutavam, além da independência, pela igualdade de direitos com os brancos. 

A abolição da escravidão em todas as colônias francesas, incluindo o Haiti, aconteceu em 1794 e em 1804 o país tornou-se independente. O Haiti foi o único país das Américas a conquistar sua independência a partir da luta de escravos.

Templo MaiaTemplo Maia

Economia

A economia da América Central é basicamente agrícola, com o plantio de produtos, no geral, que são matérias-primas para exportação. Os principais itens cultivados e exportados são: café, banana, cacau, tabaco, algodão e cana-de-açúcar.

A economia de boa parte dos países, principalmente das ilhas do Mar do Caribe, também se baseia no turismo. Grandes resorts e redes hoteleiras estrangeiras recebem todos os anos um grande número de turistas, o que estimula, de certa forma, a economia e a circulação de dinheiro.

Clima, Vegetação e Relevo

O subcontinente apresenta três zonas climáticas distintas. A primeira delas é denominada “terra quente”, presente nas regiões a nível do mar e nas com altitude até 910 m. A segunda é a “terra temperada”, encontrada em áreas de 915 a 1830m. Por último, a “terra fria”, em áreas de até 3.050m.

Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.

relevo da América Central é em sua maioria montanhoso, essa é a região do mundo com um dos maiores números de vulcões em em atividade. O sistema de plantio nas áreas montanhosas foi desenvolvido no decorrer dos séculos V, VI, VII e VIII pelos nativos da região e atualmente ainda auxilia no plantio dos produtos voltados para a exportação.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

I - Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.

II - A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.

III - O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.

IV - O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.

V - A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...