Assoreamento é o nome dado ao fenômeno de acumulação de sedimentos, matéria orgânica - ou até mesmo lixo, nos leitos de rios, mares e lagos. Este é um processo natural, que acontece pela ação de diversos outros elementos naturais, como a chuva, vento, etc. Entretanto, a ação humana contribui em muito para o aceleramento deste processo.
Legenda: Lixo e assoreamento em rio.
O que é o assoreamento
O acúmulo de sedimentos no leito de um rio, no mar ou lago, provoca um processo de degradação ou alteração do curso da água. A esse fenômeno nós chamamos assoreamento.
Não existe uma única causa para que esse fenômeno ocorra e, muitas vezes, mais de um fator contribui para que o assoreamento de um rio, mar ou lago, aconteça. Dentre esses fatores podemos destacar:
São muitos os impactos ambientais desse fenômeno, como:
A melhor forma de conter e combater o assoreamento é trabalhar na sua prevenção. Para isso, é importante o investimento em sistemas que não desmatem as vegetações locais, não removam a mata ciliar ou poluam diretamente as águas. Além disso, o reflorestamento é outra medida importante para evitar que os processos de assoreamento se prolonguem.
CARVALHO, N.O. assoreamento de reservatórios – conseqüências e mitigação dos efeitos. In: IV Encontro Nacional de engenharia de Sedimentos. Santa Maria-RS. Cdrom. 1-22p. 2000.
LINSLEY.R.K; FRANZINI,J.B. Engenharia de Recursos Hídricos. São Paulo - SP. 198p. 1978
Numa bacia hidrográfica, o processo de assoreamento fluvial varia de acordo com o tipo e a intensidade das atividades humanas, podendo se agravar e até impedir a navegabilidade.
Esse processo fluvial corresponde à seguinte situação geomorfológica: