Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Biomassa

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 24/4/2019

Introdução

Biomassa é todo recurso com origem de matéria orgânica (tanto de origem animal, como de vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia.

No aspecto de geração de energia, a definição de Biomassa não considera os tradicionais combustíveis fósseis, ainda que estes também sejam provenientes da vida vegetal - como o carvão mineral ou animal -, como o caso do petróleo e do gás natural. Isso se deve porque esses combustíveis necessitam de milhões de anos para se formarem, enquanto que a Biomassa conta com recursos naturais renováveis.

A Biomassa é utilizada na produção de energia por meio de processos como a combustão desses insumos que se encontram em diversos ecossistemas. Quando utilizados como Biomassa, esses dejetos orgânicos transformam-se em combustível para gerar energia elétrica de forma acessível.

Os tipos mais utilizados de insumos como Biomassa são:

  • Bagaço da cana de açúcar;
  • Lenha;
  • Papel e embalagens de papelão;
  • Galhos e folhas de árvores.

Tecnologias de Aproveitamento

Existem diversas formas de aproveitar a Biomassa para produzir energia elétrica, dentre elas, pode-se citar:

Combustão Direta

Na combustão direta, realiza-se a queima da Biomassa em altas temperaturas na presença de alta concentração de oxigênio, resultando um vapor a alta pressão. Esse vapor gerado é normalmente utilizado para mover turbinas. Embora seja um processo prático e até mesmo conveniente, o processo de combustão direta é muito ineficiente.

Gaseificação

No processo de gaseificação, transforma-se a Biomassa em combustíveis gasosos, por meio de reações termoquímicas, que envolvem vapor quente e ar ou oxigênio. O gás resultante desse processo é uma mistura de monóxido de carbono, hidrogênio, metano, dióxido de carbono e nitrogênio, cujas proporções variam de acordo com as condições do processo.

O gás resultante pode ser utilizado em motores de combustão interna e turbinas a gás, podendo ser aplicado na geração de eletricidade em comunidades isoladas das redes de energia elétrica.

Pirólise

No processo de pirólise, converte-se a Biomassa (geralmente lenha) em um combustível de melhor qualidade e conteúdo energético, como carvão. Para isso, aquece-se o insumo original, a temperaturas que chegam até 500 ºC, até que o material volátil seja retirado.  

A pirólise pode ser utilizada no aproveitamento de resíduos vegetais, como subprodutos provenientes de processos agroindustriais.

Fermentação

A fermentação é um processo biológico anaeróbio onde os açúcares presentes em plantas como batata, milho, beterraba e cana de açúcar são convertidas em álcool por meio da ação de microrganismos, como leveduras.

O produto resultante desse processo é o álcool, composto por etanol e, em menor proporção, metanol, podendo ser utilizado como combustível em motores de combustão interna.

Vantagens e Desvantagens do uso da Biomassa

Além de ser uma fonte de energia renovável e ser bem menos poluente que outras, como o petróleo e o carvão, o uso da Biomassa para aproveitamento energético tende a promover o desenvolvimento de regiões menos desenvolvidas economicamente.

O crescimento dessas regiões se dá por meio da geração de empregos e receitareduzindo o problema do êxodo rural e a dependência de energia externa, uma vez que com o uso da Biomassa a região passa a ter disponibilidade local.

Entretanto, entre as principais desvantagens do uso da Biomassa na geração de energia elétrica, pode-se citar a baixa eficiência das plantas e os altos custos de produção e transporte.

Uso da Biomassa no Brasil e no mundo

Ainda que seja difícil de contabilizar devido ao seu uso não-comercial, estima-se que, atualmente, a biomassa possa representar por volta de 14%do consumo mundial de energia. Em alguns países, principalmente os que se encontram em desenvolvimento, essa parcela tende a aumentar, chegando a 60% no continente africano.

Nos dias de hoje, várias tecnologias para aproveitamento da biomassa se encontram em fase de desenvolvimento, entretanto, a Agência Internacional de Energia (AIE), estima que a proporção da Biomassa na matriz energética mundial diminuirá.

Por ter imensa superfície territorial, sendo localizada em regiões tropicais e chuvosas, o Brasil possui excelentes condições para produção e uso energético da biomassa. Ainda assim, esse potencial ainda não vem sendo explorado plenamente.


Exercícios

Exercício 1
(UNESP/2008)

O petróleo lidera e continuará liderando o ranking das fontes energéticas nas próximas décadas, seguido do carvão e do gás natural. Outras fontes de energia já são também apontadas como alternativas para o século XXI.

Assinale a alternativa que ressalta a contribuição do Brasil nesse panorama global.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...