A burocracia é um sistema organizacional no qual estão inscritos aparelhos administrativos que incluem a divisão de responsabilidades, trabalho e procedimentos. Sendo assim, pode-se defini-la como um conceito administrativo, constituído por um forte sistema hierárquico que inclui a realização de regras e procedimentos considerados padrões. A impessoalidade também é uma característica intrínseca à burocracia.
A burocracia é o modelo de organização de inúmeras instituições públicas e privadas e funciona com o objetivo final da realização de tarefas necessárias ao funcionamento destas instituições. Para isso, institui níveis hierárquicos, o apego ao dever, a divisão do trabalho em tarefas específicas para cada funcionário, etc.
A burocracia é um aparato surgido no contexto do desenvolvimento de uma economia monetária, do aumento do consumo, da concentração do poder em uma figura central, da consolidação dos grandes Estados modernos e afins.
No Brasil, é comum que o termo burocracia seja empregado com conotações negativas, para se referir à ineficiência e lentidão dos aparelhos e corporações, ligadas ao Estado ou à iniciativa pública.